terça-feira, 26 de março de 2013

COZINHAS

As cozinhas são antros de confeção de comida, onde se preparam os alimentos, seja na forma crua ou cozinhada.
Se abordarmos o termo cozinha: vemos que deriva da palavra cozer, mas na realidade também se frita, assa, estufa, nos últimos anos também se prepara o alimento ao vapor e além disto tudo fazem-se saladas de fruta ou vegetais ou ainda pratos frios, os quais não necessitam de ser cozinhados.
Desta forma, uma cozinha tem de ter sempre uma bancada para preparar os alimentos e um fogão ou um gerador de vapor para os cozinhar e justificar o nome do respetivo compartimento.
O fogão na cozinha tem sido o fornecedor de calor que transforma a comida rija em comida macia e geralmente mais saborosa ou mais doce, tornando-a mais fácil de digerir.
A esse fogão tem de estar agregada uma chaminé para escoar os fumos do combustível queimado, seja lenha, gás ou outro qualquer combustível, digo eu tem de estar, porque na realidade há muita cozinha por esse mundo fora que não tem uma chaminé e onde o fogão é a lenha: os seus utilizadores convivem com aqueles fumos cada vez mais carregados de CO (monóxido de carbono) que se vão alojando no sangue em substituição do oxigénio e tornando aqueles tais utilizadores, em teimosos e impacientes intoxicados.
A atividade da cozinha é geralmente função da mulher e estou a falar do mundo em geral e não de nenhum restaurante em particular. O Homem, em certos casos, angaria os alimentos quer por compra quer por troca num mercado, mas noutros casos nem isso faz, ficando totalmente dependente da mulher para comer: é o caso dos sobas da África negra, em que as suas mulheres trabalham a terra e cozinham as refeições enquanto o homem descansa à sombra da palhota, defendendo as suas mulheres, se o seu domínio for posto em causa.
De um modo geral, uma casa do ponto de vista feminino é atraente se tiver uma cozinha cativante, mesmo que ela costume comprar a comida fora ou tenha cozinheira em casa, na compra da casa a cozinha é o que mais pesa na opinião dela, ele dará mais importância à sala, onde pode ver a TV no sofá, enquanto espera que a refeição seja colocada na mesa.
CONCLUSÃO
A cozinha na África negra é domínio da mulher enquanto o homem descansa à sombra da palhota, noutros países a cozinha continua a ser domínio da mulher, pode ter uma chaminé e o homem espera a refeição na sala enquanto vê TV.
PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário