quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

PAPA ABDICA

Qualquer pessoa com mais idade começa a perder energia e capacidades, basta olhar para os nossos avozinhos, nomeadamente aqueles que teem mais de 70 anos, embora alguns só nos 80's é que se queixam, parece ter sido isso o que aconteceu ao Papa Bento XVI.
Há muitas opiniões acerca do assunto: vão buscar significados entre linhas, passados de juventude hitleriana, a que foi obrigado como todos os outros seminaristas a partir de 1939, e até casos relacionados com para sexualidade na Igreja católica, mas na realidade este Papa até parecia ter bastante energia quando foi eleito, mas rapidamente se notou o decaimento do Meretísssimo.
Embora o cargo confira um poder vitalício, o que significa que é até morrer, este Papa teve a ombriedade de reconhecer que já perdeu a energia para lidar com o mundo cão atualmente existente, o que não significa que se fosse Papa há uns séculos atrás não fizesse o mesmo!
Houve alguns, embora muito poucos Papas que foram eleitos com 100 ou mas anos de idade, mas parece ter sido mais jogo de bastidores de cardeais para ganhar tempo do que para manter o rebanho na linha.
Este homem eleito a 19 de abril de 2005 com 78 anos e 1700 mm de altura, foi e é um verdadeiro erudito e teólogo, tendo um conhecimento profundo sobre a sua Igreja e os seus meandros, foi o porta voz de João Paulo II. Para quem não se lembra, o cardeal Ratzinger tinha um andar rápido com grandes passos, trajava muito de preto incluindo a sua boina tipo francês e utilizava transportes públicos para se deslocar. Domina 6 idiomas, tem 8 doutoramentos honoríficos de diferentes Universidades e é pianista, tendo sido considerado pela Times, em Abril de 2005, um dos 100 homens mais influentes do mundo.
CONCLUSÃO
Ratzinger, o seminarista obrigado a alinhar na juventude hitleriana, tendo pertencido à artilharia donde desertou, foi preso pelos aliados durante alguns meses, tendo voltado ao seu caminho de seminarista, chegou a cardeal, evoluiu como teólogo e foi eleito Papa: tem assim direito ao seu descanso final com muito mérito.
Bloggersapão

Sem comentários:

Enviar um comentário