sábado, 24 de dezembro de 2022

RE CURDAR

 



- Viram o atentado hediondo feito ontem por um assassino de 69 anos reformado dos caminhos de ferro franceses, matou dois homens e uma mulher do conhecido Bairro Turco que afinal é um Bairro de Curdos em Paris.



- Pois é, esse assassino de 69 anos já tinha feito outro atentado com catana  contra migrantes e tinha sido libertado à poucos dias. Parece que o velho é racista.

- Coitados dos curdos.

- Afinal aquele chamado Bairro Turco é um dos locais para onde a diaspora curda da Turquia vem, fugindo da perseguição turca.


- Os curdos foram a etnia que ajudou os ocidentais a combater o terrorismo do ISIS porque estes tomaram territórios onde eles eram predominantes, também tinham ajudado no Iraque a derrubar o Saddam Hussein como vingança das mortes civis provocadas pelo regime.




- Os Curdos geneticamente têm uma mistura que se liga a uma população com origem no centro da Ásia e que depois se instalou entre os rios Tigre e Eufrates, a antiga Mesopotâmia, mas a atual cultura deles e a língua está muito ligada ao Irão, no entanto eles foram confinados ou praticamente confinados pelo Império Otomano que foi reduzido à atual Turquia, por isso é que a Turquia não dá abebias a este pessoal.


- Não dá abebias porque os curdos turcos têm o PKK, Partido dos Trabalhadores Curdos, que quer independência ou pelo menos autonomia de uma região que é cerca de 25% do território da Turquia e mais outros territórios em países adjacentes.

.

- É pá, a Turquia é o que resta do Império Otomano, se dá independência a mais 25% do seu território ainda fica mais pequeno e eles ainda têm aquela mentalidade de hegemonia e expansão, agora encolhimento não.

- Os curdos são cerca de 30 milhões e no final da I Guerra Mundial chegou-se a definir um Curdistão que abrangeria parte da Turquia, do Iraque, do Irão e da Síria, já para não falar da Arménia, depois o parto desse Curdistão não se deu e ficou disperso pelos outros.


- Mas voltando aos três curdos mortos em Paris, viram a manifestação que os curdos fizeram hoje e à violência que usaram, não se brinca com eles.


Bloggersapão


Sem comentários:

Enviar um comentário