terça-feira, 30 de março de 2021

GRANDE ENCALHADO




 

- O Suez está a agrilhoar a minha liberdade e por isso já comecei a subir o meu preço por barril.

- Como é que um navio de 400 metros de comprimento que só carrega meros contentores me está a prejudicar?

- Os navios de carga de 400 metros começaram a ser construídos a partir dos anos 70 do século passado só para me transportar a mim, o grande e incomensurável crude. Nessa altura os graneis nem se atreviam a ser transportados por navios tão imponentes. Como chegámos a este ponto?!


- Nós os contentores transportamos objetos comerciáveis e por vezes até te transportamos se for necessário, por isso somos mais importantes que tu, mero crude poluidor.


- Eu o denegrido enxofre sou posto de lado pelos processadores do crude: alegam que sou o principal poluidor dos combustíveis e responsável pelas chuvas ácidas.
- Primeiro vão buscar o crude ao fundo da terra e como crescemos juntos venho sempre com ele cá para cima, depois separam-nos como nos campos de concentração nazis e mandam-me para outras industrias menos rentáveis ou para aterros considerados contaminados: isto é racismo industrial!
- Contentor, dá-lhe nas orelhas, põe-no no sítio, a esse crude tipo raça pura.


- Eu o nobre cobalto, sou transportado por vezes em contentores que navegam em navios até às indústrias consumidoras e ainda tenho de andar a proteger muitos metais das corrosoes que os derivados do arrogante crude provocam.
- Nós os metais nobres e pesados também temos todo o direito em viajar em grandes navios e não só o crude que até está em vias de extensão.


- Esses navios que funcionam a combustíveis fósseis já deviam ter encalhado todos e terem sido desmantelados e esse crude ditador já devia ter sido enforcado no Tribunal de Haia!
- Disse!





Bloggersapão

Sem comentários:

Enviar um comentário