terça-feira, 11 de junho de 2013

FATOR DE AMIZADE 2

A amizade ainda se pode dividir em função da envolvente.
Amizade empática espontânea, sem qualquer interesse colateral a não ser a sensação de bem estar: será a mais verdadeira, dado que não havendo condicionantes com benefício visível ou percepcionado surge como uma relação que geralmente é a mais durável e forte.
Amizade temporal, em que os intervenientes sujeitos a um determinado número de condicionantes durante algum tempo, acabam por gerar uma empatia adaptativa às circunstâncias que de outra forma não teria surgido: acontece por exemplo no Big Brather, em situações de sequestro, em filas de espera que duram horas, na assistência a acidentados ou outro tipo de sinistros, no desporto, etc.
A amizade laboral que surge no trabalho, torna-se muitas vezes variável, alternando entre grandes ligações de modo a gerar mais valias na subida de estatuto, até ao conflito aberto quando estão em jogo o prestígio ou a subida do colaborador/trabalhador.
A amizade laboral embora possa começar por ser condicionada aquele meio de trabalho pode gerar grandes alterações na vida dos intervenientes, principalmente quando surge entre indivíduos de género diferente, podendo passar por atrações físicas, levar a infidelidades, divórcios e ou a casamentos. Este tipo de empatia tem muito impacto, pois atualmente o dia de trabalho é a melhor parte do dia vivido. O antes do trabalho serve para preparar as condições psico físicas para o trabalho e o depois para descansar antes de dormir, fazer tarefas necessárias ou lúdicas ou promover a vida familiar, é também onde se geram maiores conflitos entre os casais, principalmente quando no trabalho surgiu uma boa relação evidenciada nos tempos mortos ou nos intervalos e em casa tudo é trabalho e aborrecimento.
Quando se vai para a reforma, na realidade, muitas vezes passou-se o melhor da vida com os colegas e acabam por ser eles os melhores amigos com quem temos histórias hilariantes que nunca mais acabam.
Mas uma amizade laboral que nunca tem seguimento fora do trabalho é preciso ter cuidado com ela, pois pode ter pés de barro.
CONCLUSÃO
Existem vários tipos de amizades, sendo a laboral a mais entrançada e a que se desenrola no melhor tempo da nossa vida.
Bloggersapão

Sem comentários:

Enviar um comentário