sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

NAPO LEÃO BONA PARTE


Certas pessoas são vidradas em ganhar, não interessa quanto isso vai custar, mas teem de o conseguir, alguns não se satisfazem com isso e querem mesmo o poder, dominar os outros: Napoleão foi um desses!

De família com origem italiana, com um pai advogado e uma mãe de pulso que manteve os seus oito  filhos na linha, Napoleone di Buonaparte, o segundo filho  que nasceu na Córsega francesa, cedida um ano antes pela república de Génova à França, foi um filho indisciplinado com um ar algo desmazelado e um cabelo sempre despenteado e gorduroso.

Este menino nascido a 15 de agosto de 1769, em Ajaccio, acabou a juventude numa academia militar francesa, tendo-se especializado em artilharia e mudado o seu nome para Napoleão Bonaparte.

Era bom a matemática, geografia e história, tendo subido na carreira militar através das suas estratégias de guerra usando canhões potentes: armas de alta tecnologia, para a época.

Este homem entre 163 e 165 cm de altura, foi ganhando destaque dentro da realidade da Primeira República , tendo mesmo chegado a liderar um golpe de Estado, instalando-se como um dos três cônsules de França, em analogia com o triunvirato a que pertenceu Júlio César no Império Romano, também Napoleão chegou a imperador, numa cerimónia em que tira das mãos do Papa a sua coroa imperial e se coroa a si e à sua mulher Josefina.

A sua primeira mulher Josefina, ex amante de um seu ex chefe hierárquico, foi assim arrastada para imperatriz.

A motivação deste NB (Napoleão Bonaparte), sempre foi a superação dos feitos dos antigos imperadores romanos: chegou a dominar militarmente a maior parte da Europa e embora fosse deposto e deportado duas vezes conseguiu dominar  a França até ser deportado para uma ilha isolada no Atlântico, chamada Santa Helena, onde definhou até à morte.

A morte do NB foi durante muito tempo ligada a veneno: uns diziam que tomava doses de veneno para imunizar o organismo a um eventual envenenamento pelos seus inimigos, mas atualmente já se pensa no arsénio encontrado nos seus tecidos como proveniente de medicamentos eventualmente contra o cancro, usados na época, .

Uma coisa é certa: a sua mão na barriga era indicioso de uma inflamação do estômago que poderia ter degenerado em cancro, no final da vida, no entanto outro fator angustiante era o fato do NB não ter sonos a horas certas nem em quantidade de horas seguidas suficientes para regenerar o seu corpo e a sua mente, isso seria uma das justificações para o seu temperamento irrascível com os seus próximos e o desenvolvimento da referida inflamação estomacal.

Este senhor, à distância de dois séculos já é reconhecido como uma figura importante na história da França e da Europa, coisa que  Hitler à distância de 68 anos ainda é considerado um malandro, mas se por outro lado falarmos em Júlio César, já estamos a falar novamente numa grande figura da história da Europa.


O NB morreu a 8 de maio de 1821 com 51 anos e sem sequer ter mantido um império do tamanho do antigo império Romano, no entanto só em 1996 é que algumas leis criadas no seu tempo foram substituídas em França: tendo contribuído para um forte impulso ao estado de direito, herdado do velho império Romano.
CONCLUSÃO
O império Romano durou 1000 anos, mas o do NB nem 20. só conseguiu marcar o início do século XX na Europa e norte de África, tendo vendido a Luisiana ao recem formado USA.

Bloggersapão

Sem comentários:

Enviar um comentário