sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

NAPO LEÃO BONA PARTE


Certas pessoas são vidradas em ganhar, não interessa quanto isso vai custar, mas teem de o conseguir, alguns não se satisfazem com isso e querem mesmo o poder, dominar os outros: Napoleão foi um desses!

De família com origem italiana, com um pai advogado e uma mãe de pulso que manteve os seus oito  filhos na linha, Napoleone di Buonaparte, o segundo filho  que nasceu na Córsega francesa, cedida um ano antes pela república de Génova à França, foi um filho indisciplinado com um ar algo desmazelado e um cabelo sempre despenteado e gorduroso.

Este menino nascido a 15 de agosto de 1769, em Ajaccio, acabou a juventude numa academia militar francesa, tendo-se especializado em artilharia e mudado o seu nome para Napoleão Bonaparte.

Era bom a matemática, geografia e história, tendo subido na carreira militar através das suas estratégias de guerra usando canhões potentes: armas de alta tecnologia, para a época.

Este homem entre 163 e 165 cm de altura, foi ganhando destaque dentro da realidade da Primeira República , tendo mesmo chegado a liderar um golpe de Estado, instalando-se como um dos três cônsules de França, em analogia com o triunvirato a que pertenceu Júlio César no Império Romano, também Napoleão chegou a imperador, numa cerimónia em que tira das mãos do Papa a sua coroa imperial e se coroa a si e à sua mulher Josefina.

A sua primeira mulher Josefina, ex amante de um seu ex chefe hierárquico, foi assim arrastada para imperatriz.

A motivação deste NB (Napoleão Bonaparte), sempre foi a superação dos feitos dos antigos imperadores romanos: chegou a dominar militarmente a maior parte da Europa e embora fosse deposto e deportado duas vezes conseguiu dominar  a França até ser deportado para uma ilha isolada no Atlântico, chamada Santa Helena, onde definhou até à morte.

A morte do NB foi durante muito tempo ligada a veneno: uns diziam que tomava doses de veneno para imunizar o organismo a um eventual envenenamento pelos seus inimigos, mas atualmente já se pensa no arsénio encontrado nos seus tecidos como proveniente de medicamentos eventualmente contra o cancro, usados na época, .

Uma coisa é certa: a sua mão na barriga era indicioso de uma inflamação do estômago que poderia ter degenerado em cancro, no final da vida, no entanto outro fator angustiante era o fato do NB não ter sonos a horas certas nem em quantidade de horas seguidas suficientes para regenerar o seu corpo e a sua mente, isso seria uma das justificações para o seu temperamento irrascível com os seus próximos e o desenvolvimento da referida inflamação estomacal.

Este senhor, à distância de dois séculos já é reconhecido como uma figura importante na história da França e da Europa, coisa que  Hitler à distância de 68 anos ainda é considerado um malandro, mas se por outro lado falarmos em Júlio César, já estamos a falar novamente numa grande figura da história da Europa.


O NB morreu a 8 de maio de 1821 com 51 anos e sem sequer ter mantido um império do tamanho do antigo império Romano, no entanto só em 1996 é que algumas leis criadas no seu tempo foram substituídas em França: tendo contribuído para um forte impulso ao estado de direito, herdado do velho império Romano.
CONCLUSÃO
O império Romano durou 1000 anos, mas o do NB nem 20. só conseguiu marcar o início do século XX na Europa e norte de África, tendo vendido a Luisiana ao recem formado USA.

Bloggersapão

ENDOESQUELETO E EXOESQUELETO II


Os esqueletos que os animais possuem são necessários à sua sustentação, como já vimos no outro post com este título. Desta forma vimos que os endoesqueletos desenvolveram-se nos seres que crescem mais e os exoesqueletos nos que crescem menos, sendo os possuidores dos exoesqueletos, mais protegidos em caso de impacto forte.
O exoesqueleto tem a desvantagem de não permitir uma transpiração pela pele, dado que aquela carapaça não funciona como pele, mas como escudo. Desta forma, os possuidores de exoesqueleto permanente, ao não transpirarem através de uma grande superfície como a da pele, ficarão mais sujeitos à variação de temperatura, tendendo para ficar hiperativos com o calor e hipoativos com o frio: estes seres poderiam regular a temperatura através da boca, como fazem os cães o que os tornaria vulneráveis naquela zona, em caso de combate ou se fossem sujeitos a predadores.
A abelha assassina, criatura com exoesqueleto, que é três vezes maior que a abelha comum, é morta por temperatura excessiva: basta um grau a mais, gerado por uma molhada de abelhas comuns que a envolvem e que geram e suportam esse grau a mais.
A carapaça exterior sendo uma grande limitação para o desenvolvimento de corpos volumosos, limita o tamanho destas criaturas: é por isso que não se veem grandes seres só com carapaças, no entanto os maiores seres são os vertebrados, possuidores de endoesqueleto que é um esqueleto constituído por vários ossos articulados, sustentados por ligamentos, acondicionados por tendões, protegidos e movimentados por músculos e isso tudo exteriormente revestido por pele protetora com um toque estético.
Imagine-se um ser do tamanho de uma baleia só com exoesqueleto, seria como um grande carro tanque a transportar um líquido viscoso: sempre que houvesse movimentos bruscos os orgãos e fluídos existentes entre eles chocalhariam de tal maneira contra a carapaça exterior que provocariam movimentos descontrolados nesses seres.
No caso do vertebrado com o seu endoesqueleto, há sempre um osso sustentador a pouca distância de cada víscera, permitindo-lhe um controlo mais fino dos movimentos.
CONCLUSÃO
Afinal os futuros guerreiros serão vertebrados com exoesqueleto postiço ou então tenderão para multidões de pequenos seres com exoesqueleto de forma a manter a rapidez de movimentos e a sua precisão e uns serão especializados para temperaturas frias outros para temperaturas quentes.
Bloggersapão

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

O CANCRO CROMADO

Afinal deu ontem no canal 2: uma investigadora a informar o público sobre o facto do crómio ser um dos responsáveis pelo cancro do pulmão.
O crómio que muitas vezes aparece no estado de oxidação 10 e facilmente passa ao estado de oxidação 6, passando a ser perigoso como indutor do referido cancro do pulmão: desta forma o facto de morar junto a estradas ou ruas com grande movimento, potencia em muito o surgimento desta forma de cancro.
A realidade de se fazer tudo nas aldeias deste país para ter uma casa à beira da estrada, é uma perfeita estupidez, sem ofensa, pois além de se viver sempre no perigo eminente do atropelamento, principalmente de crianças e idosos, também nem sempre permite adormecer de forma silenciosa, potencia o assalto de oportunidade e ainda se mamam aqueles fumos cheirosos dos escapes, principalmente com tempo frio, em que o gasóleo sai mal queimado e larga um cheiro entranhante, além disto tudo ainda temos o crómio.
O crómio, coitado, é um metal com símbolo químico Cr e é muito conhecido das cromagens, protegendo metais menos nobres da corrosão, nem sempre é mau!
Bloggersapão

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

SITUAÇÕES DE MEDO

O medo provem de situações desconfortáveis, em que achamos não estar a nossa situação muito segura da continuidade da sua existência ou sanidade.
A simulação de condições estranhas também nos pode provocar insegurança: é o caso do indivíduo que vai no elevador todo de vidro, incluindo o piso.
Há quem goste de sentir medo e não são tão poucos como isso, vejam-se os adeptos de filmes de terror e os desportista mais radicais.
Também há quem veja o poder como uma forma de nos dominar: ver a foto da mulher que parece defender-se do Obamão.
Bloggersapão

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

ASSÉDIO VISUAL

A partir do século XX o assédio maior na comunicação social passou a ser o corpo da mulher, tendo piorado a partir dos anos 60’s com a libertação sexual da mulher americana através da pílula.
Naquela época, a emancipação sexual feminina explode com a adolescente americana a consumir a pílula antigravidez e devido ao maior poder de compra das famílias, no pós recuperação económica americano, as jovens passam a consumir drogas novas que lhes davam a volta à cabeça: havia todos os ingredientes para a promiscuidade grassar.
Na China, o sonho da adolescente pós 14 anos de idade era ir para a cama com o grande timoneiro Mao Tsé Tung, que consumiu milhares destas meninas na sua alcova: ficavam histéricas quando o ouviam discursar, enquanto as teen inglesas e americanas ficavam histéricas com os Beatles, Roling Stones e afins.
No Ocidente, a primeira interseção sexual das teen foi baixando a sua idade até aos 12 anos, coisa que para as africanas negras sempre foi assim, pois era normal as meninas com 14 anos já serem mães.
Enquanto esta dinâmica fluía, a publicidade, o vídeo clip, o cinema e o marketing, ostentavam cada vez mais a sensualidade do corpo feminino.
CONCLUSÃO
Enquanto as leis ocidentais evoluíram no sentido da condenação da gravidez adolescente, o início da atividade sexual das meninas foi baixando a idade até níveis africanos, onde a pílula e os preservativos tiveram dificuldade em penetrar.
Bloggersapão

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

MÁQUINAS DE EMOÇÕES

 

Uma das muitas definições de mulher poderia ser: máquina de transmissão de emoções.
Outra definição poderia surgir como: portadora de pormenores sedutores.


Por outro lado a emoção numa mulher também pode conter muita disciplina emocional.



Bloggersapão

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

URINAR NO DUCHE HOLANDES

É notícia o facto de um presidente da Câmara de uma cidade Holandesa aconselhar os munícipes a urinar no duche para poupar água, depois mostra uns números estatísticos em que os litros de água por ano para tomar banho e os litros de água usados nas sanitas são quase iguais, naquela cidade.
A conclusão do senhor mostra que deve ser ainda jovem, não ter noção da realidade fisiológica humana e deve estar infetado com o vírus economicista dos números.
Se o senhor vivesse numa família alargada, abrangendo de netos a avós, saberia que as pessoas urinam quando a bexiga envia um sinal ao sistema nervoso a avisá-lo de que está cheia, não dando margem para ter controlo sobre essa necessidade fisiológica dessa forma: por isso é que se chama necessidade.
Se o senhor tivesse mais idade já devia ter sentido que há muita gente a urinar frequentemente durante o dia, pois já não teem grande contenção.
Também há muitos com contenção urinária precária e ainda não são velhos, pois são restos de vida de farra com muito consumo de prostitutas sem preservativos.
Por fim, ainda há imigrantes com origens diversas que nunca tiveram hábitos de despejar o autoclismo depois de urinar na sanita.
Se interpretasse bem os números: este presidente sabia concluir que a descarga das sanitas não se faz só depois de urinar, mas também depois de defecar, para se livrarem de drogas retidas em casa quando a polícia faz uma rusga, etc.
CONCLUSÃO
Este presidente da câmara em vez de aconselhar a urinar no duche, devia aconselhar também a não ter drogas ilegais em casa, pois na Holanda é muito fácil; acabar com a prostituição na zona, e encher o município de imigrantes sem hábitos de descarregar o autoclismo depois de urinar.
Bloggersapão

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

PROFS A 40 HORAS

Os troikianos querem que os professores em Portugal trabalhem 40 horas por semana e as aulas passem a ter 60 minutos seguidas.
Há professores que se veem aflitos para manter os meninos dentro da sala durante 45 minutos, já nem falando em os manter com atenção nesse espaço de tempo, mas pronto, vá lá! Agora o professor a trabalhar 40 horas por semana? Será que querem que os profs preparem as aulas na escola? A ouvir os outros a conversar e a serem interrompidos pelas auxiliares de educação e pelas dúvidas dos seus alunos?!
Os professores pertencem à profissão mais desestabilizadora e deprimente, dando 22 horas aulas por semana, então como ficarão com 40 horas.
Há profs que devido a tanto stress já se estão a ca... para a profissão.
Bloggersapão

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

O BRASIL POE A PATA NA TAP

Um tribunal do Brasil reteve um avião da TAP como forma de pagamento de um acumular de dívidas da embaixada portuguesa devido a uma decisão dos portugueses de pagar em reais e não em dólares, pelos vistos os assalariados brasileiros da embaixada descobriram que o cambio lhes era desfavorável e decidiram reindivicar a diferença, o que perfaz um total de 3.8 milhões de euros.
A TAP tem um administrador há vários anos com sotaque e origem brasileira, embora seja considerado um bom gestor aos olhos da finança. Por outro lado o avião da TAP caiu do ceu no Brasil, como os brasileiros são cristãos fervorosos, seguem as histórias de Moisés: este e o seu povo foi alimentado pelo maná que caía do ceu dado por Deus há milhares de anos, quando o povo judeu saiu do Egito e foi para a Palestina. O avião português foi um maná.
A Galp tem há vários anos uma parceria com a Petrobrás a nível da exploração de crude, tendo formações profissionais em comum e tudo, no entanto a Galp deixou de ter cota do estado português há meses, mesmo a tempo para os tribunais brasileiros não conseguirem congelar a cota de petróleo que pertence à Galp, para pagar a considerada dívida diferencial do cambio dos salários da embaixada.
CONCLUSÃO
A Galp tem um CEO português e soube destatizar-se a tempo destas confusões, até porque o ministério dos negócios estrangeiros português já disse que vai contestar a decisão dos tribunais brasileiros.
Não perca esta novela!
Bloggersapão

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

RUÍNAS DE TROIA

Tróia é uma península de areia que não tem água potável, a agricultura não dá nada e no passado não era a península que é hoje, mas uma ilha.
Os Romanos foram os primeiros a assentarem uma povoação naquela ilha de Tróia, mas de forma ordenada, porque viram o negócio da salga em grande escala e assim se tornou a maior salga do Império Romano, embora outras na actual Espanha tivessem na altura mais divulgação no Império Romano que estas.
Em Tróia faziam-se dois molhos a partir de peixes e restos do mesmos: um molho fino considerado gourmet, um outro menos fino para quem tinha menos posses e uma espécie de pasta, considerada bom alimento para os escravos.
No Império Romano não havia senhoras da limpeza, nem baby siters, nem mordomo, mas sim escravos que faziam essas coisas todas e pertenciam aos seus donos, sem salários nem décimos x's meses.
CONCLUSÃO
Tróia começou por ser na Grécia, no entanto alguém viu em Portugal, na altura Ibéria, um sítio parecido.
Bloggersapão