terça-feira, 20 de setembro de 2011

SMURFS

Em 1952, o belga Peyo criou uma série de quadradinhos chamada Johan et Pirlouit para a revista Spirou. Abordava as aventuras da Idade Média de um cavaleiro chamado Johan e do seu escudeiro anão Pirlouit. Na história “La flûte à six trous” (A flauta de 6 buracos), de 1958, a dupla descobre a existência dos Smurfs, que passam a ter sua própria série de quadrinhos em 1959.
O nome atribuído originalmente a cada uma destas criaturas era: "Schtroumpf". Esta designação fazia lembrar estrambólico e dava a ideia da agitação daqueles seres.
Os smurfs são criaturas criadas à imagem e semelhança do seu criador Peyo e vieram adicionar mais uma raça às já conhecidas, os azuis.
Estes arraçados de azul não têm complexos de terem a pele diferente dos outros e usarem termos verbais característicos. Além disso são minorcas, mas não se conhecem complexos de altura por tal facto.
É uma sociedade com muitos homens e apenas três mulheres, duas das quais utilizáveis socialmente: a loira Smurfete e a menina Sassete.
Esta comunidade partilha tanto as coisas que há quem diga ser uma abordagem à sociedade comunista, pois andam todos com roupas iguais, excepto o chefe que se veste com cores diferentes. Quando mudaram o nome deste povo de "Schtroumpf" para "smurf" acusaram os criadores de tentarem passar a mensagem das iniciais "Socialist Men Under Red Father".
CONCLUSÃO
A Schtroumpfaria, actual smurfaria dá-nos uma imagem animada de uma sociedade com os defeitos e feitios humanos, mas com uma adaptação ráçica diferente, tendo inspirado o povo Avatar.
Bloggersapão

Sem comentários:

Enviar um comentário