quarta-feira, 29 de novembro de 2023

SOCIALISMO À VANEZUELANA

 



- A Venezuela passou a ter um regime socialista chavista porque aquilo estava mal, havia muito pessoal a não viver bem.



- Desculpa mas o Chaves seria bom para abrir fechaduras mas para aplicar as politicas socialistas a um país daqueles não servia.

- O tipo era temperamental e esse tipo de pessoas não podem ser governantes.


- Mas repara que ele amenizou muita pobreza naquele país e por isso mesmo tinha muitas manifestações a favor dele.



- O problema da Venezuela era e continua a ser estar economicamente muito dependente do petróleo, logo as suas receitas subiam e desciam em função da cotação do tal petróleo, assim as receitas andavam e andam ao sabor da montanha russa das cotações dessa comodity.

- Este é um problema de muitos países que não têm governantes mas têm gangues a gerir o país.


- Eu até achava piada ao Chaves: o tipo visitava um município, chegava lá, olhava para um edifícios ou para uma exploração agrícola e simplesmente dizia:

- Nacionalize-se isto.

- E assim faziam, as pessoas ficavam sem as coisas e sem dinheiro, aquilo realmente era um roubo descarado que passava a ter uma gestão não se sabe como. Com o Maduro ainda é pior, o homem não percebe nada de governar um país, ainda deve pensar que o dinheiro cai do céu.


- E o que fizeram à petrolífera?

- O Chaves encheu-a de trabalhadores e promoveram milhares a diretores, depois de despedirem quase todos os que trabalhavam lá e que sabiam como fazê-lo, claro que nem gasolina conseguiram produzir para as suas necessidades, tinham e têm de comprá-la no estrangeiro e depois vendem os combustíveis nos postos gasolineiros muito abaixo do custo de produção, subsidiada pelos impostos de todos.


- Aquele país devia diversificar os seus meios de produção, tornar as pessoas responsáveis e acabar com aqueles arrastões de roubo e os assaltos constantes de oportunidade para os quais o regime faz vista grossa e até apoia.

-A ideia que passam é que se deve roubar quem tem mais, só que a filha do Chaves passou a ser uma das mulheres mais ricas do mundo, com mais de 4000 milhões de dólares de riqueza estimada, logo devia ser assaltada pelo povo venezuelano como fazem com todos os outros que têm alguma coisa.


- Mas esta forma de fazer política não é marxismo, este tipo de governação é ganguismo, são pessoas que usam ideologias para alimentar o gangue deles.

- O marxismo parte do princípio que as pessoas são responsáveis e produtivas e este tipo de regimes levam as pessoas a viver de esquemas parasitários não criando mentalidade responsável e de bem para todos. Este tipo de regimes não deviam ser apelidados de pró marxistas nem de socialistas, são regimes que se apropriam de designações para fazerem o que lhes dá na loucura, isto vê-se muito por esse mundo fora e depois dão má fama ao marxismo.

- Se olharmos para os partidos de inspiração marxista em Portugal, a ideia que passam é a mesma, aquilo não passa de implementação da inveja pessoal, nunca apelam à produtividade nem à responsabilidade, antes pelo contrário.

Bloggersapão

Sem comentários:

Enviar um comentário