sexta-feira, 27 de setembro de 2019

POLUIÇÃO DOS POBRES






- Ai filhos. a Terra tem gente a mais!
- Então não é que em Abril deste ano, segundo a ONU já éramos 7700 000 000?!
- É muita gente, claro que tem de haver muita poluição.




- Mas Profa, não vê que tem de haver jovens para substituir os velhos que são cada vez mais.
- Como isto está, qualquer dia o custo com as doenças dos velhos serão incomportáveis.



- Isso dos velhos é conversa da treta: todos sabemos que a esperança de vida tem estado a aumentar pelo mundo todo, mas tem de ser acompanhado com o controlo de natalidade, caso contrário qualquer dia para se andar tem de se pedir licença ao tipo do lado.
- A questão que se põe é haver países com populações envelhecidas que são os mais ricos e onde os casais não têm interesse em ter muitos filhos e países com grandes manchas de pobreza e onde não ligam à quantidade de filhos que têm. é preciso é ser pais de muitos.



- Nos países mais pobres, as pessoas quando não vivem segundo os costumes ancestrais ecológicos é porque já foram modernizadas com consumismos de matérias que não se degradam de uma forma ecológica e passam a ter grandes lixeiras em condomínio com as próprias populações pobres. Esses pobres não ligam à questão ecológica, querem é sobreviver mais um dia e mais uma semana, não interessa como.
- Outro factor importante é a criminalidade em territórios pobres, se se pode ser rico desonestamente porque se há-de ficar pobre honestamente? Então é o alastrar da corrupção e da criminalidade que acabam por gerar manchas de poluição impune. Veja-se as contaminações dos solos de florestas com gasolina e outros contaminantes onde se produz a coca, as anfetaminas modernas e outras destilações proibidas.



- Corrício, estás a dizer que os pobres ainda geram mais poluição que os ricos?






- Não!
- Estou a dizer que a proporção de poluição/consumo é maior nas manchas de pobreza que já tem hábitos consumistas do que nos consumistas ricos com consciência ambiental.
- E o consumismo que foi substituir os hábitos ancestrais ecológicos de muitas populações foi largamente implementado com a globalização do comércio e do turismo.
- A globalização devia ter começado pelo nível de vida e não pelo comercio chamado livre mas que se aproveitou de uma mão de obra baratíssima.

Bloggersapão

Sem comentários:

Enviar um comentário