sexta-feira, 27 de setembro de 2019

DIESEL POLUIDOR E GÁS ANJINHO

Notícia da Vida Económica de 27 de Setembro de 2019
"Os camiões movidos a gás natural liquefeito
(GNL) emitem até cinco vezes mais
óxido de azoto (NOx) do que os camiões
a gasóleo. A conclusão é de um teste feito
pela consultora TNO a pedido do Governo
holandês e divulgado pela Federação
Europeia dos Transportes e Ambiente
(T&E)."



- Afinal o diesel que agora os mass media designam por diesel poluidor emite menos NOx's que o GNL (gás natural liquefeito).
- Os NOx's a partir de certa concentração afetam vários orgãos, nomeadamente o coração.
- A ideia da limpeza da combustão a gás foi pelo cano abaixo.




- Acionário, estás a falar de um tipo de emissões gasosas específico, os NOx's que são compostos de azoto, os diesel também os produzem e foi devido à mentira sobre a emissão destes que os diesel têm estado tão mal vistos.
- Mas o gás tem uma combustão mais limpa, não emite partículas como os combustíveis líquidos mais pesados.



- Pois é isso mesmo!
- Mas os motores a diesel atuais já não têm nada a haver com os de há 30 anos, agora têm filtros de partículas, já não emitem aqueles fumos escuros nem aquela quantidade de compostos de enxofre que libertavam pelo escape.
A concentração dos compostos de enxofre nos gasóleos que usam os motores diesel, está ao nível da gasolina, sendo já uma concentração apreciavelmente irrisória de 10 ppm (partes por milhão) e irá passar para metade, 5 ppm.
- Os compostos de enxofre eram os principais poluidores do gasóleo, só depois é que vinha a preocupação com a emissão do CO2.
- As partículas eram outro fator importante nas emissões dos diesel, agora com o filtro de partículas acabou, desde que tenha manutenção adequada.
- As queimas dos motores foram muito otimizadas, no sentido de gastarem menos e emitirem menos produtos secundários poluentes, mas continua-se a falar dos gasóleos como se estivéssemos há 30 anos atrás.




- Realmente escreve-se e noticia-se muito sem ter a noção do que se está  dizer.
As combustões estão muito mais limpas e falar de gasóleo já significa: menor consumo e mais segurança de armazenagem, enquanto falar de gasolina significa mais insegurança de armazenamento, mais percas para a atmosfera pelos depósitos e um pouco mais de consumo.
- Com o gás o armazenamento ainda é mais perigoso e o consumo é maior em termos de volume.
- Se virmos bem a relação consumo/segurança/ambiente, o gasóleo atual só é ultrapassado em termos ambientais pela eletricidade produzida por recursos não fósseis ou agrícolas.




- Os combustíveis de origem agrícola também são uma boa tanga, acabam por ocupar grandes manchas de terreno bom para a agricultura alimentar, a subir os preços dos terrenos e a gerar fogos postos para plantar para o biodiesel.




- O motor elétrico só será menos poluente se a origem forem fontes renováveis com origem no vento, no sol, no movimento devido a marés ou outras formas, porque se for de combustíveis fósseis ou de barragens e as baterias não se reciclarem perto dos 100%, está-se a criar poluição por materiais usados e energia fóssil na sua construção.
- No caso das barragens, a sua produção elétrica é muito poética e limpa se não considerarmos a construção da mesma com quantidades enormes de cimento e ferro, da perturbação no trajeto dos peixes e afins em termos ecológicos e no assoreamento do leito da albufeira.



- Claro, isto de substituir fontes de energia não pode ser feito no ar, tem de se pensar bem no que se vai fazer e nos reais balanços energéticos que vão estar em causa.




- Fundamentalmente temos de pensar em termos das populações não ficarem dependentes de loobys enormes que manipulam o acesso à energia tal como acontece agora.
- As pessoas terão de ser mais livres relativamente à fonte de energia que vão usar, de modo que se possam adaptar às condições locais para a produção mais barata e fácil da mesma.
- A propósito de energia, n
unca entendi o porquê de gastar tanto cobre em cabos elétricos a ligar tudo e mais alguma coisa, é um recurso que tem sido excessivamente usado.

Bloggersapão

Sem comentários:

Enviar um comentário