terça-feira, 11 de junho de 2019

ROÇAR





- Roçar mato é uma atividade que contem um certo perigo físico e sobretudo a nível da respiração.
- Vejo por aí muita gente a roçar mato como profissionais mas não os vejo a usar máscaras que contenham os pós e polens que são projetados pela ação de uma roçadora, respiram aquilo tudo e mais tarde vão ter problemas graves de respiração: enfisemas respiratórios que matam muitos prematuramente.




- E o barulho que aquilo faz?!
- Há quem não ligue, mas aqueles níveis contribuem muito para a surdez, eu já tive de levar com esse tipo de barulho muitas vezes e embora estivesse a vários metros é irritante, imagino quem anda com a máquina aquele tempo todo e diz lá os decibeis que aquilo gera, é necessária proteção auditiva.



- Há ainda a questão das vibrações que o indivíduo recebe continuamente enquanto anda a roçar, para os profissionais são horas todos os dias, aquilo acaba a dar cabo do sistema nervoso, gerando aquele sintoma típico de quem está sempre sujeito a vibrações, não me lembro do nome.
- Á já me lembro é o síndrome dos dedos brancos ou doença de Raynaud.




- Eu outro dia fui com um amigo ver roçadoras, pois ele queria comprar uma e as boas fazem menos barulho e até têm amortecedor de vibrações.
- São daquelas marcas de prestígio, são é caras!



- Mas o que eu acho pior são as alergias que o roçar mato pode provocar: o vórtice criado pela alfaia da roçadora em movimento gera um micro tufão que espalha alergogénicos em toda a volta, acabando por afetar o sistema respiratório de quem roça.
- Mas a falta de proteção inferior potencia toda essa projeção de pedras e paus por todo o corpo.


- Pois outro aspecto importante são a chispas que o roçar provoca: as pedras do chão batem umas nas outras e não sei se o próprio cordão de plástico ao embater em materiais rijos não provocará também descargas estáticas.-
- Roçar à noite é que nos mostra nitidamente a formação de múltiplas faíscas e com frequência.
- Em ambiente explosivo esta atividade não é nada boa.

Bloggersapão

Sem comentários:

Enviar um comentário