terça-feira, 1 de agosto de 2017

SINES NO TEMPO





- Sines...
- Sines é aquela antiga vila donde o Vasco da Gama vivia e donde saiu para aquela viagem até à Índia, não é?





- O Vasco tinha casa em Sines mas partiu de Lisboa nessa famosa viagem em que chegou por mar à Índia.



- Isso foi no século XIV ou já foi no século XV?
- Nunca me consigo orientar bem nessas coisas da história.




- O Vasco saiu de Lisboa a 22 de Novembro de 1497, final do século XV.
Toda a nossa estrutura das descobertas marítimas funcionou já no século XV a partir da Escola de Sagres com o impulso do Infante Dom Henrique, aquele do chapéu preto em que caía uma espécie de cortinado do seu lado direito.



- Mas essa escola não era em Sagres?
- Se era em Sagres porque é que saíram de Lisboa?




- Sagres não é como no Porto, onde o pessoal acha que tem de ter tudo como na capital!
- Em Lisboa é que tinham os melhores estaleiros e portos, tem toda a lógica terem saído de lá as três naus e uma caravela, além disso a melhor cobrança de impostos sobre as riquezas que entravam no país era feita em Lisboa.



- Lisboa também era onde moravam mais pessoas e onde se faziam quase todos os melhores negócios.
- Lisboa já era a Capital do país.
- Sines tinha a sua importância como vila piscatória e o oceano afundava rapidamente, dando logo a entender como é que era o oceano.
- O cabo de Sines também é muito mau a provocar agitação marítima, logo dava muita experiência aos marinheiros na travessia de cabos, pois a travessia de cabos malignos é que foi o principal obstáculo que os portugueses tiveram nas suas rotas das descobertas,


- Sines agora tem africanos, chineses, alguns indianos, ciganos e ainda tem bastantes portugueses residentes, porque tripulações de navios comerciais a visitar a atual cidade, geralmente são indonésios, filipinos, paquistaneses e gente com esse tipo de pele.
- Tem é uma vocação multicultural mas a linguagem dos adolescentes está cada vez mais brejeira, por exemplo na praia só se ouvem asneiras ditas aos gritos.



- Sines tem umas condições para lazer em termos desportivos muito boas, em terra e no mar: é uma pena não termos equipas de vela e de remo a condizer, mas por exemplo em natação e patinagem, Sines tem muitos campeões nacionais.
- A praia a norte de Sines é a mesma que vem de Troia por aí abaixo e só é interrompida no cabo de Sines.
- A indústria de há uns anos para cá diminuiu drasticamente a poluição, parece que as fábricas estão paradas, o que alavanca também a qualidade de vida.
A malta em Sines até nem fala muito das condições desta costa alentejana com praias boas, para não serem invadidos por turistas e construção à beira mar como fizeram no Algarve.

Bloggersapão

Sem comentários:

Enviar um comentário