quinta-feira, 3 de agosto de 2017

CONHECES A BÉLGICA ?




- Conheces a Bélgica?





- Tã não?!
- Claro que conheço!
- É aquele país do tamanho do Alentejo que tem uns chocolates muito bons, do melhor a nível mundial.
- É a capital da CEE, lá com a cidade de Bruxelas onde está o Parlamento Europeu, é um país todo planínho, bom para andar de bicicleta, fica depois da França para quem vai daqui de Portugal.
- Têm sobretudo o mérito de ter as prostitutas em montras aquecidas no inverno e em lingeri tal como os Holandeses.



- E tu conheces a Bélgica Américo?





- Bom... Até vir para Portugal não sabia bem o que era, agora sim, já fui lá!
- Tal como o Tó disse, é muito plano, as terras são lavradas com regos muito direitos e paralelos, as auto estradas são iluminadas em toda a sua extensão: à noite fica-se com a impressão de que não saímos das povoações, há sempre luz.
- A Bélgica tem a população Flamenga que fala o Flamengo e não tem interesse em falar Francês: eu falei com um jovem casal numa praia perto da fronteira da França em francês e a jovem disse que não entendia, teve de ser o jovem a esclarecer-me com o seu francês mediano, em paralelo tem os outros não flamengos que falam francês e são mais permissivos.
- Sei também que a Bélgica teve uma colónia famosa em África, o Congo de Brazzaville.
- Este país entalado entre a França a Holanda, a Alemanha e o Luxemburgo está perto da Grã Bretanha, troca ferrys com os países nórdicos e ainda tem monarquia, isso é que não entendo.



- A Bélgica é daqueles países que foram colonialistas mas que depois das independências das ex colónias que tinha passou a resumir-se a um pedaço de território com qualidade de vida e que é muito apreciado por emigrantes por causa disso mesmo.
- No fundo é como a Holanda e Portugal, não são nada em dimensão atual ao pé do que já foram, até a França, a Grã Bretanha e a Alemanha se podem considerar uma amostra do que já foram, a ascensão dos USA e da ex URSS impôs-lhes esta pequenez.



- A Bélgica tem uma coisa muito boa, funciona mesmo com a política desgovernada, a economia continua a rolar sempre e isso é uma das lições que eles dão ao mundo: são raros os países que conseguem funcionar independentemente da política.
- Enfim é mais um país que necessita da CEE coesa para manter o seu prestígio e ser alguém na política internacional.

Bloggersapão

Sem comentários:

Enviar um comentário