quinta-feira, 8 de setembro de 2016

A LEGO ESTÁ EM ALTA



- A Lego, aquela empresa dinamarquesa que conhecemos de quando éramos miúdos, está a espalhar-se pelo mundo em desenvolvimento, ensinando as crianças a crescer de uma forma criativa e construtiva, sendo a segunda construtora de brinquedos do mundo, a primeira é a Mattel americana.


- Eu brinquei com a Lego e fiquei com a noção de que podia fazer muita coisa com algumas peças e imaginação, previa que o mundo adulto devia ser ainda mais fácil do que o limitado mundo infantil, mas constatei que assim não é, no mundo adulto fazer uma simples casa é uma complicação brutal de formas de construção e de burocracia, enviando a maioria dos cidadãos para o aluguer ou compra de casas já construídas por outros.

- Um ex colega meu, há uns anos, ainda surgiu com um tipo de construção a que ele chamava tipo lego: era uma construção com peças de cimento que tinham dimensões múltiplas de 20 cm de comprimento e que tinham uns ligeiros encaixes a 45º para terem alguma presa nas peças já montadas, no fim era necessária uma cobertura dos dois lados da parede com uma massa cimentícia.
- A estrutura era feita depois e apoiada nas paredes já construídas, assim como as placas de teto ou dos outros andares. As placas eram aligeiradas e tinham muita esferovite densa na sua constituição.
- Esta construção poderia subir até 3 andares no máximo.
- Este tipo de construção não teve adeptos e as Câmaras dificultaram ao máximo a sua aprovação.


 
- Já surgiram por esse mundo fora muitos tipos de construção barata: com paredes previamente construídas a encaixarem-se ou através de outros métodos, mas peças como as da Lego com peças a encaixarem-se verdadeiramente e preparadas para permitirem a introdução dos vários tipos de tubagem que uma casa leva, de modo que o proprietário a construísse, nunca vi.
- Assim como nunca vi carros que se pudessem montar facilmente pelo condutor e fossem funcionais durante todo o ano.

-  A Lego se calhar já tentou chegar ao mundo adulto, mas não a deviam ter deixado, devido às muitas mamas que isso poria em causa. Até já inventaram a impressora 3D, mas construir com peças padronizadas de uma forma simples não se vê nada, nem com uma equipa em Marte para 2022 ou 2024 pensaram em células construtivas padronizadas, preferem vir a utilizar uma impressora 3D com dimensões apropriadas para a construção marciana.



- Dá vontade de dizer:
- Deixem a Lego ou outros do género construir o mundo dos adultos de forma fácil e não andem a enganar as crianças com falsas facilidades.

PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário