segunda-feira, 4 de agosto de 2014

DURAÇÃO DO CLONE


- Genélio, como é isso da clonagem?
- Ando aqui com uns problemas de fígado e isto não está nada bom, para lá das minhas alterações de humor.


- A clonagem consiste na utilização de células estaminais para criar células especializadas, ou seja, a partir de celulas indiferenciadas do nosso corpo podemos criar orgãos específicos, como um fígado, se essas células forem implantadas numa estrutura com células de fígado a funcionarem como tal.



- Então isso significa que podem fazer-me um fígado novo a partir de celulas estaminais minhas?


- É isso mesmo! Podem fazer-te um fígado novo desde que essa tecnologia esteja desenvolvida, usando celulas estaminais do teu corpo: no caso de não terem uma boa parte do teu fígado, poderiam até fazer previamente um molde do fígado para ajudar ao crescimento das celulas estaminais com esse formato e assumirem em comunhão com células de fígado já existentes, o formato de um novo fígado.



- Então assim passava a ter um fígado de bebé que poderia durar 70 ou 80 anos?



- Não, porque se as tuas células estaminais já têm a tua idade, significa que já perderam material genético, envelheceram, assim em princípio o teu novo fígado terá o equivalente à idade das células estaminais usadas, a tua idade, ficando de acordo com o resto do teu corpo.
- Se usasses as tuas celulas estaminais embrionárias, do cordão umbilical, aí sim estariam novinhas: é por isso que muitos casais pagam para congelar essas células estaminais dos seus filhos.



- Então tenho de ter mais cuidado com os meus orgãos, pois isso das celulas estaminais então não é assim tão rejuvenescedor como isso. Tenho de beber menos whisky.

Bloggersapão








 

Sem comentários:

Enviar um comentário