quinta-feira, 24 de maio de 2012

A RÚSSIA E O ROSSIO DE LISBOA

A Rússia é um país derivado da ex União Soviética.
A União Soviética foi uma espécie de União Europeia em que o poder político era mais centralizado, onde o exército era um só e centralizado, a política internacional era unísona, tal como os actuais Estados Unidos da América, a diferença estava na tentativa de aplicar o conceito socialista a uma sociedade real.
O Marx desenvolveu o construto teórico da diminuição substancial das diferenças de oportunidade e salário aplicados aos elementos que contribuíam para a sustentação da sociedade, de uma forma activa. Estes elementos activos da sociedade foram apelidados de trabalhadores, nas teses socialistas de Marx.
Os trabalhadores, no conceito socialista, passaram a ser o ADN do socialismo. Sem os trabalhadores a sociedade era insustentável, mas como estes constituíam as massas sociais na altura e as massas são sempre emotivas e pouco racionais, esta ideia criava a necessidade de calibradores em linha, para que as teses de Marx aplicadas por Lenine não fossem desvirtuadas.
Os calibradores eram designados por intelectuais de esquerda e serviam para manter o chamado rumo do socialismo: eram o equivalente aos timoneiros usados nas corridas de barcos a remo ou seja o que não trabalha mas orienta.
Este conceito de intelectual que orienta as massas trabalhadoras, é um resquício do capitalismo pré socialista em que tem de haver quem manda para os demais não se perderem. Estes orientadores eram concebidos como os que partem o bolo, acabando sempre por ficar com a melhor parte.
No Rossio de Lisboa a fauna é abundante, havendo também os que consomem e os que vendem, "dealers", o princípio aqui não é o benefício das massas como pretendia o ríspido Marx, mas o benefício dos orientadores do consumo: é o capitalismo no seu estado mais selvagem, onde a fauna abunda.
CONCLUSÃO
O Marxismo que pretendia o bem de quem mais contribuía para a sociedade, acabou por se Leninizar com os intelectuais de esquerda orientadores que eram uma espécie de "dealers" do Rossio, tendo como grande objectivo o seu estatuto monetário.
Bloggersapão

Sem comentários:

Enviar um comentário