quinta-feira, 24 de maio de 2012

PRIMEIRO NA RÚSSIA

O Karl Marx idealizou uma sociedade em que houvesse mais igualdade de bens próprios.
Já no passado, o Cristianismo e o Islamismo apregoaram níveis de igualdade para todos, mas baseados num conceito de poder absoluto que distribuía essa dádiva, como esse tipo de ideia acabou sempre numa forma ritualmente opressora e desigualizadora, a tese Marxista põe de lado os conceitos teológicos reportando-os para o misticismo não científico.
A época era de avanços científicos e além disso já havia em "curriculum" a revolução francesa que deu alento aos mais pobres, tendo no entanto acabado com uns quantos dirigentes a dominar poderosamente a situação.
O Lenine agarrou na ideia e com a ajuda de uma guerra e de um país, conseguiu implementar a tentativa de socializar todo um país, para isso adulterou um pouco as teses Marxistas, usando o prestígio das mesmas para se impor e impôs-se mesmo na Rússia.
A Rússia, país de massas humanas urbanas e agrícolas, foi a pioneira na tentativa de aplicação das teses alemãs de Marx.
Mas... há sempre um mas! Criou-se a necessidade de um grupo de intelectuais que direccionariam a via do socialismo, no fundo eram uns estudiosos do assunto, "experts" que diziam como é que era a via a seguir.
O povo russo tornou-se soviético agregando-se a outros povos e formou-se a União Soviética, em que as repúblicas se chamavam Sovietes.
Os intelectuais de esquerda, orientadores das massas, no fundo eram o equivalente aos capitalistas que dispõem do capital humano para ganharem poder, dinheiro ou as duas coisas de preferência.
O sistema embora com muitas falhas, reproduziu-se! Mas o que ficou, foi o facto do maior país do mundo ter sido o primeiro a implementar uma governação da sua população totalmente inovadora.
CONCLUSÃO
A Rússia não só foi o primeiro país socialista como foi muitas vezes o primeiro a chegar a várias metas, por esse mundo e lua fora.
Bloggersapão

Sem comentários:

Enviar um comentário