sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

ANO COM NÚMERO DE MESES IGUAL AO NÚMERO DE CICLOS LUNARES



- Meus amigos, a contabilidade dos meses que um ano tem está atamancada desde que o calendário Gregoriano foi implementado com inspiração e dando uma certa continuidade ao calendário Juliano (de Júlio César).
O mundo com origem no cristianismo mede o ano em meses com origem romana: estes são remeniscências de tributos aos seus vários deuses e um mês pode ter 28, 29, 30 ou até 31 dias.
O ano pretende ser a contabilidade de uma translação da Terra em volta do Sol, o que dá cerca de 365.25 dias.
O dia é um período de tempo na Terra que representa uma rotação da mesma, a semana devia representar o tempo que demora uma fase da lua e o mês um ciclo lunar, o tempo gasto entre cada duas luas cheias consecutivas.




- Genélio, por acaso um ciclo lunar coincide mais ou menos com 28 dias e cada fase da lua com 7 dias, esta coincidência explica a sincronia da vida na Terra com as fases da Lua: na Lua cheia nascem muito mais crianças, são feitos mais crimes e há mais mulheres menstruadas.


- Belinda, assim tem sentido existirem semanas e meses, só que estes deviam ser coincidentes com os ciclos lunares e se assim fosse a fase da lua cheia batia certo com os mesmos dias do mês ao longo do ano, a contabilização do tempo era mais fácil para todos: as mulheres tinham as suas menstruações naqueles dias do mês e quatro semanas certas coincidiam com um mês, o que não acontece agora.




- Além disso, o ano não coincide com um número certo de dias, assim no calendário atual cada quatro anos acrescenta-se um dia e chama-se ano bissexto, se os meses tivessem 28 dias só seria necessário acrescentar um dia cada 22 anos e a celebração da passagem de ano coincidiria mais com a passagem da Terra no mesmo ponto da sua translação do ano anterior.

- Por outro lado, não se consegue fazer coincidir dias certos com um ano porque a translação da Terra à volta do Sol, cosmicamente não tem nada a haver com a frequência de rotação da Terra.



- Em termos de trabalho existem rotinas diárias e rotinas mensais que por vezes interferem umas com as outras criando alguma entropia por não haver coincidência entre semanas e meses, logo gera custos económicos acrescidos.

- Esquematizando podemos dizer que:
A rotação da Terra gera os dias com a sua sequência diurna e noturna.

A translação da Lua à volta da Terra gera as semana e os meses.
A translação da Terra à volta do Sol gera o ano.
A oscilação do eixo de rotação da Terra, que não é perpendicular ao movimento de translação da Terra à volta do Sol, gera as estações do ano.
A atual celebração da passagem do Ano não coincide bem com a passagem da Terra no mesmo ponto da sua translação à volta do Sol.


- Tudo isto na realidade é simples e gerou-se assim, embora para explicar todos estes fenómenos pareça um pouco complexo.

#dia#, #semana#, #mes#, #ano#

Bloggersapao

Sem comentários:

Enviar um comentário