sábado, 17 de setembro de 2022

SURF PEQUENO E MÉDIO

 



- Bem, vou surfar.

- Depois destes dias de mau tempo, vou aproveitar as ondas.



- Eu já não faço surf há muito tempo, até já tenho dificuldade em por-me em pé em cima da prancha.




- Quando se desliza com a água direita convém manter a prancha horizontal, mesmo que afunde um pouquinho e não levantar a prancha à frente, isso permite deslizar mais rapidamente o que vai permitir apanhar a força da onda mais eficazmente permitindo conseguir por-se em pé.



- Pois, se calhar já não sigo essas regras corretamente.



- Mas para te por em pé tens de te apoiar na zona da prancha onde está a força da onda: primeiro apoias os joelhos com o apoio simétrico das mãos e logo de seguida metes um pé e depois o outro enquanto tiras as mãos, mas sempre com o centro de gravidade na zona da prancha mais agarrada à água.



- Além disso não esquecer que a onda deve começar logo a ser surfada inclinando para um dos lados, de preferência para o lado onde a onda está a enrolar mais tarde, essa técnica permite ter um andamento mais longo.

- Caso contrário, se a onda tiver muito forte e for apanhada perpendicularmente à linha de rebentamento corre-se o risco de se ser cuspido pela onda para a frente, caindo na parte baixa da onda onde já não se consegue apanhar nada.


- Pois é!

- Isto de surfar tem a haver com equilibrar o corpo em contacto com a prancha na zona mais forte da onda e não ter medo de cair.



- Estamos a falar de ondas pequenas e médias, porque para mares grandes cair enquanto se está a apanhar a surfadela não é nada bom.

- Para mares grandes já é outra conversa e adicionam-se outros equipamentos de segurança.

Bloggersapão

Sem comentários:

Enviar um comentário