sábado, 26 de outubro de 2019

A SESTA OU SIESTA 2





- A sesta é uma atividade humana divina.
- Até Deus descansou ao sétimo dia, como nós não somos Deus temos de descansar no meio do dia e mais que uma vez.


- Isso é conversa de Abade que não tem muito que fazer!
- A produtividade e o progresso não se compadecem com essas falácias.



- Acionário, tu só pensas em dinheiro e produtividade, mas quando se fala em nível de vida para todos, já desconversas.
- Um descanso sem ser para tomar o excitante café, durante a manhã e outro à tarde é que dão qualidade de vida à pessoa, de modo a que chegue a casa sem estar exausta.
- Disso nem queres saber, só te interessa que o intervalo seja para o trabalhador tomar o cafezinho para aumentar o rendimento imediato.



- Essas falácias do descanso no meio da atividade laboral é incompatível com a produção em série e depois se a pessoa relaxa tem uma tendência para manter baixa a sua atividade laboral.




- O nosso corpo e a nossa mente não foram desenvolvidos para terem atividades rotineiras nem contínuas durante muito tempo, embora essa seja uma capacidade que temos, mas do ponto de vista da sobrevivência, para podermos usar em caso de emergência.
- Por isso o descanso total durante uns 20 minutos é do melhor para a qualidade de vida e para a produtividade, e se for na forma de meditação abstrata, sem concentração em nada, de forma a fazer o reset mental, ainda melhor.
- Mas há empresários que não conseguem ver para lá do dia de hoje, não atingem que quanto mais sobrecarregam o funcionário hoje, mais baixas por doença e de produtividade terão amanhã.



- É verdade! Não há como dormitar um bocadinho quando se está cansado ou não se dormiu bem.

Bloggerspão

quinta-feira, 24 de outubro de 2019

PROTEÇÃO DA LUZ SOLAR





- Eu protejo os olhos do sol excessivo, os meus óculos escurecem bastante, mal apanham luz, assim estou sempre protegido do excesso de luz e não ganho tantas rugas por andar com os olhos quase fechados.




- Quem nos estiver a ler vai dizer:
- Quem é aquele sem identificação?
- Tu identifica-te ou então está calado, não venhas gerar incerteza no blogue!
- Essa cena de estar a falar e não estar identificado já está ultrapassada.



- Olha filho, não deves ser tão radical.
_ Por acaso eu sou como o Simpa, também tenho óculos foto grei que escurecem bastante com a intensidade da luz, assim ando o dia todo protegida da luz excessiva.
- Se não fosse isso não sei como seriam as minhas dores de cabeça, pois já tenho uma certa dificuldade para adormecer e ter bons sonos.



- Pois é Profa, é por isso mesmo, por andares sempre protegida da luz solar que não tens sonos decentes.
- Necessitamos todos os dias da luz solar na vista para que o nosso cérebro produza melatonina, esta molécula entre várias atuações contribui para um bom sono reparador.
- Deves apanhar pelo menos uma hora de sol intenso sem proteção ocular para que esse processo se desenrole, experimenta e verás que o sono torna-se reparador e as dores de cabeça vão passar.



- Os olhos não servem só para ver servem também para alimentar de luz o nosso cérebro, senti-mo-nos muito melhor fisicamente e de bom humor quando apanhamos aquele sol de inverno na hora do almoço sem óculos escuros.
- Não há nada que substitua isso... E além disso o sol é de borla e está disponível em qualquer lado para pobres e ricos.



- Olhem filhas, o melhor sol do mundo, determinado por cientistas alemães, é o de Santiago do Cacém, uma pequena cidade portuguesa no Alentejo Litoral.
- Deve ter as melhores características para a pele e os olhos humanos, deve ter a haver com o espectro da luz que chega ao chão.



- Não sabia nada disto.
- Vou começar a apanhar mais sol direto na vista, realmente se tira dores de cabeça, dá bons sonos, está disponível em qualquer lado e não se paga?!


Bloggersapão

segunda-feira, 7 de outubro de 2019

CASAS DE VIDRO NA FLORESTA



- Para mim as casas devem estar inseridas em ambiente urbano, tudo fica mais acessível e as infraestruturas são melhores.





- Ó filho para mim o ambiente urbano é o único pensável para ter uma casa, nem sei como há gente que vive no campo?



- Eu cá também acho que a casa deve estar em ambiente urbano mas que seja pouco denso: uma zona de vivendas ou moradias, uma coisa assim com espaço para arbustos à volta da casa e algum espaço para um animal de estimação.




- Meus filhos, a nossa casa deve ter em conta o contacto com Deus e nessa perspetiva tanto em ambiente urbano como no campo têm essa valência.
- Em ambiente campestre muitas vezes estamos mais em contacto com o Divino do que em meio urbano cheio de luxúria.





- Olhem, o que eu gosto mesmo é de viver no campo com vizinhos lá longe.
- Viver sem ninguém me chatear com cheiros, barulhos ou exigências de condomínios.
- Quando quiser socializar, socializo com quem quiser e quando quiser e não estou sujeita à maluquice do dia a dia dos outros.














Bloggersapão

quarta-feira, 2 de outubro de 2019

GRETA EM VIAGEM COM TOPING AMBIENTAL




- Afinal a Greta Thunberg vai aproveitar a viagem à América do Norte para viajar por toda a América de norte a Sul, afinal não volta à escola.
- Vai usar de preferência comboio e camionetas para a viagem emitir menos CO2.




- Mas já vimos que as emissões de CO2 não são a única poluição que nos deve preocupar, também temos o metano, os CFC's, as beatas que ficam por todo o lado, os plásticos e por aí fora.




- Não devemos ser descuidados, desarrumados e sem consciência do lixo que estamos sempre a gerar, essa é a realidade, devemos ver o exemplo da disciplina de vida dos japoneses.
- Já somos muita gente e fazemos muita pressão ambiental só por causa disso.
- Por outro lado todos querem ter as condições de vida dos que se considera viverem bem.



- Sim, tens razão!
- O bom nível de vida atual gasta muito plástico, muito combustível fóssil, muitas embalagens, muitos materiais limitados em recursos e por aí fora: só podemos esperar um ambiente a continuar a degradar-se.



- Também não podemos ser radicais, alguma coisa teremos de consumir.





- Uma das grandes verdades que a Greta expôs é que a preocupação Asperger do crescimento económico não liga nenhuma às evidências da degradação ambiental.
- O problema ambiental não acaba com a Terra, a vida na sua superfície é que é afetada como se houvesse uma desinfeção da pele.
- A Terra ao equilibrar-se acaba com a doença da sua pele, nós.

Bloggersapão

terça-feira, 1 de outubro de 2019

CONVERSÃO DE COMENTÁRIO EM DIÁLOGO AMBIENTAL





- “Se a menina Thunberg se reserva o direito de analisar o comportamento da minha geração, então também eu tenho o direito de me debruçar sobre a dela”




- Eu??...
- Que, que fiz de mal??
- Eu sou menor!








- "A menina Greta atravessou o atlântico rumo a Nova Iorque num veleiro pertença da família real monegasca, o que obrigou dois velejadores a viajar de avião para trazer o barco de regresso e a jovem sueca optou também por voar de volta à Europa, em vez de regressar por via marítima e não poluente".





- Eu só apanhei boleia de um veleiro para ter o menos emissões possível, isso não pode ser visto assim?!
- Isso é muita maldade contra mim! Um um umh umh.
- Já me está a fazer chorar.




- “Como se atreve você a atravessar o Atlântico num veleiro em fibra de carbono de 15 milhões de libras (cerca de 17 milhões de euros), que não é seu, e que tem um motor diesel para quando não há vento, esqueceu-se de mencionar isso”.






- Ooo pá...
- Então agora queria que fosse num barco de madeira encharcada de água com umas velas de cânhamo e demorasse um eternidade a chegar a Nova York?
- A minha presença foi muito importante, fui convidada pelo Engº Guterres que é o Secretário Geral da ONU!
- Quem manda no mundo é a ONU, ainda não é muito aceite mas há-de sê-lo daqui a uns anos.






“Aconselho-a a ser uma boa menina e calar-se enquanto os crescidos continuam a desenvolver soluções para resolver o aquecimento global”






- Como se atreve??
Bloggersapão