terça-feira, 21 de janeiro de 2014

DEFICIT DE CRIMINALIDADE NA HOLANDA


O governo Holandês anunciou fechar 19 prisões devido a falta de criminosos no país, pois as pulseiras e tornozeleiras com rastreador de localização vieram substituir muitos encarceramentos.
Esta medida dá uma poupança de 271 milhões de euros embora dispense 2000 funcionários.
Este governo ainda pensa fazer pagar ao preso 16 € por dia por cada prisioneiro que estiver detido, durante os primeiros dois anos, de modo a ajudar o Estado a pagar os 250 € que lhe custa diariamente, mas por outro lado os prisioneiros na Holanda têm de trabalhar ! Embora sejam pagos por isso.
O governo deste país, devido aos protestos contra o fecho das prisões, chegou a pensar em importar 500 prisioneiros da Bélgica para manter o sistema prisional com um nível mínimo de utilização.
Este tipo de conversa parece vir de outro planeta, onde uma civilização milhares de anos mais avançada que a nossa mantem uma sociedade onde todos se portam bem com um índice criminal baixíssimo.
Na realidade a Holanda tem uma população com origens das mais variadas do mundo, até parece uma ex-colonia europeia.
Nas ex colónias europeias a criminalidade abunda e é cada vez mais violenta como se constata no Brasil, restante América Latina, África do Sul, restante África negra e por aí fora.
Se a economia está globalizada e devido a isso temos de levar com produtos chineses sem qualidade mesmo que não queiramos, porque não contratamos holandeses para gerir o nosso sistema criminal/prisional ?
Poderíamos contratar os serviços holandeses em outsorcing para produção de legislação e aplicação da mesma, no sentido de reduzir a nossa criminalidade, assim sentiríamos que tínhamos de consumir chinês com falta de qualidade, mas pelo menos tínhamos qualidade extra na segurança/criminalidade.
Os holandeses poderiam criar empresas de consultadoria e gestão de crime e vender a ideia a outros países com criminalidade endémica.
Temos de considerar que a Holanda despenalizou há uns valentes anos a comercialização e consumo de drogas leves, retirando das prisões muita gente com essa medida, tendo criado um negócio muito bom aos coffee shops que são frequentadíssimos por holandeses e turistas de todo o mundo que gostam de charrar.
O sistema penal depende das definições de crime, da sua penalização, da sua efetivação e do funcionamento do sistema prisional e dando crédito às ideias do governo holandês, talvez o comercio de prisioneiros seja um futuro negócio como outro qualquer.
CONCLUSÃO
Nem todos os deficits são maus ! O da criminalidade é bom para quase todos.
Bloggersapão

Sem comentários:

Enviar um comentário