sábado, 11 de agosto de 2012

JOGOS OLÍMPICOS

Jogos são coisas para nos divertir, servem para desenvolver as capacidades dos jovens ou para os adultos se divertirem.
O Monte Olimpo era o local mais elevado da Grécia, logo naqueles tempos, seria fonte de inspiração divina, dessa forma os gregos acreditavam que era no cimo desse monte onde moravam as suas divindades, os seus deuses. Estou a falar de vários séculos antes do mundo humano ser dominado pelo monoteísmo.
Este monte inspirou a realização de jogos em Olímpia, local mais acessível para os humanos e que eram dedicados a Zeus, o principal deus da panóplia teeitica grega.
Essas competições eram realizadas no santuário feito de mármore cristalizado em honra de Zeus,  nesse santuário existia uma estátua a Zeus considerada uma das sete maravilhas do mundo.
É neste contexto religioso que os Jogos Olímpicos tinham o poder de parar as guerras, para que todos os atletas das várias Cidades Estado Gregas pudessem competir em honra da sua mais poderosa divindade.
Esta comemoração realizou-se entre os séculos VIII ac e o século V dc, sendo retomados já no final do século XIX pela motivação do Barão Pierre de Coubertin: influências da literatura clássica e talvez pondo em causa a posição do Cristianismo, pois a honra a Zeus não seria compatível com a mentalidade Cristã dominante à época.
Os troféus para quem ganhava nos Jogos Olímpicos originais era um ramo de oliveira, actualmente são medalhas com o valor de milhares de euros. Na altura não havia controlo de drogas, podiam estar bêbedos, agora não se pode ingerir quase nada que dê um bocadinho mais de capacidade.
CONCLUSÃO
Actualmente quase não se consegue comer ou beber sem que venha agregada uma drogazita qualquer no alimento, deve ser por isso que as medalhas olímpicas valem mais: para terem dinheiro para a droga.
Bloggersapão

Sem comentários:

Enviar um comentário