quarta-feira, 15 de abril de 2020

PROTEÇÃO ÚTIL OU INÚTIL 2




 - Afinal a máscara começou a ser feita em série e já começa a haver oferta compatível com a procura e os conselheiros de saúde a dizer que afinal as máscaras até passam a ser obrigatórias nalguns locais para pessoas que não têm profissão ligada à saúde.
- Entretanto os que tinham máscaras em casa ou no trabalho e que não as utilizaram por ser contraproducente e acabaram contaminados e a contaminar algum velhinho da família que até morreu, foi menos um que sobreviveu mais uns anitos, coitado.

- Ontem um comentador de jornal, daqueles que são bem pagos, mostrou as suas estatísticas que apontavam ser muito raro morrer de covid 19 com menos de 60 anos e ninguém ter morrido com menos de 20 em Portugal.  Como os pais têm de um modo geral menos de 50 anos então dever-se-ia abrir as escolas pois nem os alunos nem praticamente os pais corriam risco de morrer.



- Aqui está um ponto de vista que considera a morte como problema e não o facto de se ficar infetado.
Quantos mais infetados houver em cada momento mais cuidados intensivos são usados e mais mortos por dia acontecem, tal como aconteceu na Itália, além de que um infetado pode passar muito mal.



- Por outro lado a questão económica é cada vez mais premente, pois vamos andar nas lonas para sobreviver durante uns anos, só por causa deste vírus.
- Isto é um vírus que mata abaixo dos 5% de pessoas infetadas, a maior parte das vezes anda entre os 2 e 3 % de mortes, agora imaginem que estávamos a falar de ébola que mata acima de 50 a 70 % dos infetados?
- Como seria? Os países mais quentes de África levaram com ele há uns anos e ainda andam lá alguns infetados, a nossa sorte é que a transmissão aérea não se compara com o covid 19.



- Então o que concluímos é que não temos sistemas de saúde preparados para curar massas de pessoas e que também eles têm discursos políticos conforme os recursos que têm no momento.
- AAAaaaaaaa.😀😁

Bloggersapão

quarta-feira, 1 de abril de 2020

O ESPALHADOR




- Eu que tenho mais de 70 anos e alguns problemas de saúde tenho de estar aqui sujeito a ser contaminado com este vírus malino, só porque houve gente de todo o mundo a viajar para todo o lado mesmo quando era altamente desaconselhável.


- E eu também já não sou nova e ando cheia de medo por causa duma coisa assim que se propagou pelo mundo todo num ápice.
- Os espalhadores são esta quantidade de pessoas que têm de andar de um lado para o outro constantemente e as agências de viagens sempre a assediar as pessoas para irem aqui e ali.


- Mas isso também fazia a economia mundial rolar melhor, eram os aviões e os navios sempre a circularem de um lado para o outro e a gerar dinheiro.
- Agora é que não se gera nada.




- Gerava dinheiro artificialmente: eram formas de criar riqueza a alguns que veio estragar a vida de todos.
- As pessoas irem ou não irem aos sítios são as mesmas, não vejo que alterem as suas vidas com isso, só se ficarem com menos dinheiro na carteira.



- Agora é que não geram nada e desta vez fez-se justiça, porque os responsáveis por espalhar esta doença, as agências de viagem, as companhias aéreas e os paquetes estão a pagar rapidamente a fatura, para aprenderem.

Bloggersapão

PROTEÇÃO ÚTIL OU INÚTIL




- Vamos lá a ver, a máscara protege contra o desconhecido ou não?
- Então eu vou na rua e perante o que desconheço com pessoas a passar por mim de forma que eu não controlo, podem passar a roçar o meu ombro ou espirrar para cima de mim sem eu estar à espera: devo levar máscara ou não.



- Deves fazer o que os especialistas recomendam, não andar de máscara até estares infetado, depois de infetado já deves andar de máscara para não infetares os outros.


- Realmente é o que a Direção Geral de Saúde diz em Portugal e a Organização Mundial de Saúde também diz que não sabem se a máscara protege ou não.



- Deixem-me ver se entendo esse tipo de conversa?!
- Se não souber que estou infetada ando sem máscara e sou aconselhada pela DGS portuguesa a fazê-lo, e no minuto seguinte a saber que estou infetada já tenho de andar de máscara e é altamente aconselhado que o faça para não infetar os outros!
- Quer dizer então que se não souber que estou infetada não tenho risco de infetar, mas a partir do momento que sei que estou infetada já infeto.




- É isso mesmo Arróguea, o vírus só infeta se souberes que o tens,é um vírus de origem subjetiva!
- É por isso que o Bolsonário, o Trump,o Boris e esses todos que não têm sido adeptos de quarentenas, no fundo estão a seguir as diretivas da Organização Mundial de Saúde e eventualmente dos Diretores Gerais de Saúde dos países deles: quarentena é assumir que se tem ou se vai contactar com quem tem, mas se não soubermos que temos não infetamos os outros.
- O problema é saber.



- Depois de saberem que estás infetado o que não tem já se veste como o que está na foto só para te tratar, embora pudesse ter estado a falar contigo há uma hora atrás sem proteção nenhuma lá fora na rua.



- Bem, depois desta troca de ideias, a questão da máscara penso que seja mais a falta dela ou o seu uso indevido, pois se as máscaras de que falamos são descartáveis, teríamos de usar várias ao dia, como somos milhares de milhões,a indústria não consegue nem pouco mais ou menos fazer tanta máscara por dia e assim sem máscara ninguém fica em desvantagem.
- Não vejo outra explicação para não usar máscara na rua e nos contactos com os outros.

Bloggersapão