sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

BOMBAS DE ABASTECIMENTO




- Em Portugal já vamos tendo daquelas bombas de combustível em que podemos abastecer o carro ou camião com gasolina, gasóleo, GPL, GNV e eletricidade.




- O que é isso de GPL e GNV?


- Então... O GPL é Gás de Petróleo Liquefeito e é maioritariamente propano e algum butano. Dá uma queima no motor mais limpa, logo tem menos emissões gasosas perniciosas pelo escape.
- O GNV é o chamado Gás Natural Veicular, que tem metano, etano e poderá ter algum bocadinho de propano, este gás ainda dá uma queima no motor mais limpa que o GPL.



- Então inventaram isso à pouco tempo?
- Quando eu era mais novo ninguém metia essas tretas gasosas no depósito.



- Olheirio, já se mete motores de carro a trabalhar com GPL há muitos anos, usando um depósito próprio e propano na fase líquida, há umas décadas usava-se só que eram poucos: eram aqueles carros onde se punha uma garrafa de gás no porta bagagens.





- O GNV é que é relativamente novo nos carros, tem poucos anos, porque o gás natural era todo queimado à saída dos poços de crude, achavam que não servia para nada, entretanto com o aumento do preço do barril de crude é que se lembraram que afinal o gás natural se podia usar dado que tinha um preço muito baixo.
- Agora é só ver os fornos das indústrias que queimavam fuel óleo com fumos a saírem visivelmente pelas chaminés a serem convertidos em fornos a queimarem gás natural e as chaminés a ficarem sem fumo visível, até parece que as fábricas estão paradas.



- Realmente o gás natural como era baratissimo passou a ter muita procura e já não é barato, mas melhor e mais limpo que o gás natural é o hidrogénio, mas ainda não temos bombas com este gás disponível ao público, que eu saiba.





- Não vês hidrogénio mas há-de aparecer.
- Em Sines, a bomba da Galp está a ser remodelada e vai vender gasolina, gasóleo, GPL, GNV e eletricidade, o que é uma diversificação de combustíveis já muito boa, sendo das pioneiras nesta disponibilidade de energias.



- De qualquer modo já há veículos com motor a hidrogénio e isso é que vai ser o combustível do futuro, pois não contem carbono na sua composição, logo não emite CO2 na sua queima.
- Na verdade a grande preocupação ambiental da sociedade actual é a descarboxilação, ou seja, o uso de cada vez menos carbono nos combustíveis, assim o GPL já tem pouco carbono nas suas moléculas relativamente às gasolinas e gasóleos, o GNV tem ainda menos carbono molecular, mas o hidrogénio não tem carbono molecular.
- A título de curiosidade o hidrogénio é cerca de 90 % da matéria do Universo, logo é um combustível adequado à Terra e muito mais para o Espaço, além de que já se usaram foguetões com propulsão a hidrogénio.


- Descarboxilixiviação... Essa palavra é muito estranha, tem alguma coisa a haver com a aviação?

Bloggersapão

Sem comentários:

Enviar um comentário