quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

O CAPITAL COMO RÉU






-"Uma testemunha ouvida, esta terça-feira, no julgamento do narcotraficante conhecido como "El Chapo" afirmou que o seu patrão pagou um suborno de cem milhões de dólares (87,6 milhões de euros) ao antigo presidente mexicano, Enrique Peña Nieto."
- Esta notícia do Jornal de Notícias mostra que vale tudo: ou esta pessoa está a mentir para se vingar da extradição de Guzman para os USA ou está a dizer a verdade.
- Repare Abade, que o Presidente em causa veio logo dizer segundo o mesmo jornal que:
- "Entretanto, o governo mexicano já reagiu, negando as acusações. O Governo de Enrique Peña Nieto perseguiu, capturou e extraditou o criminoso Joaquim Guzmán Loera. As afirmações atribuídas ao seu advogado são completamente falsas e difamatórias", escreveu Eduardo Sanchez, porta-voz da presidência mexicana, no Twitter."


- Sim, na realidade esse Presidente deixou que se fizesse a extradição desse riquíssimo traficante para os USA o que não é coerente com a sua corrupção de 100 milhões de dólares por parte de um psicopata daqueles.
- Este tipo de gente quando corrompe exige o cumprimento do acordo, senão mata ou manda matar.



- Eu pergunto: se o Guzman é julgado e preso por crimes porque não o é no seu país?
- Mas porque está a ser julgado nos USA?



- Ooo Mecas, então não leste que o Guzman conhecido por "El Chapo" é acusado pelos USA de:
"Joaquin Guzmán, de 61 anos, é acusado de ter dirigido entre 1989 e 2014 o cartel de Sinaloa, que enviou para os EUA mais de 154 toneladas de cocaína e grandes quantidades de heroína, metanfetaminas e marijuana. De acordo com as autoridades norte-americanas, "El Chapo" tornou-se no traficante mais poderoso do mundo após a morte do colombiano Pablo Escobar, em 1993."
- Segundo diz o tal jornal.



- Os USA's deviam era tomar conta dos seus cidadãos e deixarem os negócios dos outros em paz.



- E não sabes que na tal notícia também dizia que:
"Preso pela primeira vez na Guatemala, em 1993, e após ser condenado a 21 anos de prisão, Guzmán escapou em 2001 de uma prisão de alta segurança de Puente Grande.
Após 13 anos em fuga, foi capturado em 2014, mas escapou um ano mais tarde de uma prisão de máxima segurança de Altiplano, perto da Cidade do México, através de um túnel com 1,5 quilómetros.
Em janeiro de 2016, e após várias tentativas, o Presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, anunciou finalmente a captura de "El Chapo". Um ano mais tarde, o suspeito foi extraditado para os Estados Unidos."





- Os USA's é que andam sempre a apregoar o sucesso económico individual como se fosse a suprema verdade da vida. O Chapo teve um sucesso estrondoso e eles ainda o prendem?
- Têm algum problema com o sucesso das outras nacionalidades?




- Mecas tu também traficas por isso é que falas assim.
- Não tens consciência dos estragos que o vício dessas drogas fazem nas sociedades,: quem paga impostos é que acaba a pagar essa fatura.

Bloggersapão

sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

BOMBAS DE ABASTECIMENTO




- Em Portugal já vamos tendo daquelas bombas de combustível em que podemos abastecer o carro ou camião com gasolina, gasóleo, GPL, GNV e eletricidade.




- O que é isso de GPL e GNV?


- Então... O GPL é Gás de Petróleo Liquefeito e é maioritariamente propano e algum butano. Dá uma queima no motor mais limpa, logo tem menos emissões gasosas perniciosas pelo escape.
- O GNV é o chamado Gás Natural Veicular, que tem metano, etano e poderá ter algum bocadinho de propano, este gás ainda dá uma queima no motor mais limpa que o GPL.



- Então inventaram isso à pouco tempo?
- Quando eu era mais novo ninguém metia essas tretas gasosas no depósito.



- Olheirio, já se mete motores de carro a trabalhar com GPL há muitos anos, usando um depósito próprio e propano na fase líquida, há umas décadas usava-se só que eram poucos: eram aqueles carros onde se punha uma garrafa de gás no porta bagagens.





- O GNV é que é relativamente novo nos carros, tem poucos anos, porque o gás natural era todo queimado à saída dos poços de crude, achavam que não servia para nada, entretanto com o aumento do preço do barril de crude é que se lembraram que afinal o gás natural se podia usar dado que tinha um preço muito baixo.
- Agora é só ver os fornos das indústrias que queimavam fuel óleo com fumos a saírem visivelmente pelas chaminés a serem convertidos em fornos a queimarem gás natural e as chaminés a ficarem sem fumo visível, até parece que as fábricas estão paradas.



- Realmente o gás natural como era baratissimo passou a ter muita procura e já não é barato, mas melhor e mais limpo que o gás natural é o hidrogénio, mas ainda não temos bombas com este gás disponível ao público, que eu saiba.





- Não vês hidrogénio mas há-de aparecer.
- Em Sines, a bomba da Galp está a ser remodelada e vai vender gasolina, gasóleo, GPL, GNV e eletricidade, o que é uma diversificação de combustíveis já muito boa, sendo das pioneiras nesta disponibilidade de energias.



- De qualquer modo já há veículos com motor a hidrogénio e isso é que vai ser o combustível do futuro, pois não contem carbono na sua composição, logo não emite CO2 na sua queima.
- Na verdade a grande preocupação ambiental da sociedade actual é a descarboxilação, ou seja, o uso de cada vez menos carbono nos combustíveis, assim o GPL já tem pouco carbono nas suas moléculas relativamente às gasolinas e gasóleos, o GNV tem ainda menos carbono molecular, mas o hidrogénio não tem carbono molecular.
- A título de curiosidade o hidrogénio é cerca de 90 % da matéria do Universo, logo é um combustível adequado à Terra e muito mais para o Espaço, além de que já se usaram foguetões com propulsão a hidrogénio.


- Descarboxilixiviação... Essa palavra é muito estranha, tem alguma coisa a haver com a aviação?

Bloggersapão

terça-feira, 1 de janeiro de 2019

INVERNO, CRUDE E POLÍTICA




- O Inverno é aquela estação do frio mais intenso e da chuva.
- Há quem goste do Inverno e não goste do Verão, mas quando se conhece estas pessoas notamos que geralmente têm problemas de varizes, são gordos ou deprimidos militantes.



- Lá estás tu a julgar os outros!
- Quem és tu para julgar os outros dessa forma?
- Uma pessoa pode gostar do Inverno e não ter nada a haver com essas características!



- Já estás armada em gaja com essas sensibilidades formatadas pelos mass midia.
- A nossa vida é um julgamento constante e a prova-lo é o facto de me julgares ao dizeres:
- Quem és tu ...?



- Lá estás tu com sofismas para dares a volta ao que não te interessa.


- A vossa conversa já está a aquecer.
- No Inverno o pessoal costuma usar aquecedores para aquecer, vocês usam o diálogo.



- O diálogo?
- A mim parece-me mais um provocálogo!
- Os aquecedores são formas de gastar energia, uns são elétricos e outros são a gás, daquele gás que se destila do crude.




-Do crude?
- Isso do crude agora é só política, já não tem lógica nenhuma: então para ir buscar impostos vão aos derivados do crude: gasóleo, gasolina, gás e por aí fora, mas para extrair o crude da terra para dar sustentabilidade à indústria, já não deixam!
- Por outro lado para ir de férias de avião, todos querem ir, mas para fornecer o jet do avião tem de se destilar o crude.
- Este pessoal não tem lógica nenhuma na cabeça e a imprensa é muito culpada disto porque alimenta todos os dias estas ilógicas, as pessoas entram nelas e nem pensam no que dizem.



- Queres ver que o crude e os combustíveis fosseis fazem bem ao ambiente?



-Ó Afrória, tu cala-te com esses comentários.
- O que faz verdadeiramente mal ao ambiente não é explorar o crude nem a sua refinação, mas sim o consumo desses combustíveis fósseis feitos por ti e por todos os que te rodeiam, isso é que gera a necessidade de usar o crude nas quantidades que se consomem atualmente.
- Se não houver mercado não há oferta.



- Deviam era por tudo elétrico e pronto, acabava-se a poluição de vez!
- Isso é que era.



- Isso só era bom se não fosse necessário usar energia fóssil para gerar eletricidade.
- Embora a política esteja a facilitar o elétrico e a taxar o fóssil, na realidade somos nós a classe média a pagar a alteração, nós que somos obrigados a por um colete amarelo quando saímos do carro avariado na estrada.
- Os primeiros carros motorizados eram elétricos, os motores de combustão interna surgiram depois porque gerava riqueza e trabalho na industria dos carros, nas Refinarias e na exploração do crude.
- Gerava trabalho e mais riqueza: é a construção dos veículos, as oficinas para reparar avarias e fazer manutenções regulares, é a industria da exploração, do transporte, da refinação e da distribuição de combustíveis que está sempre a manter empregos e a pagar impostos.
- O veículo elétrico tem um motor muito mais simples, com menos manutenção, não gera tanto emprego colateral e o problema principal são as baterias que ainda são caras, poluentes no fim da sua vida e ainda têm uma autonomia menos longa do que o fóssil.


- E estás a esquecer-te que depois os Orçamentos de Estado deixam de ter todos aqueles milhares de milhões de impostos, taxas e afins, se os fósseis forem postos de lado de um momento para o outro ou então passam a taxar principescamente os elétricos, no entanto diminuiria sempre o número de empregos. O carro elétrico tem menos mão de obra e menos tecnologia associada.



- Vocês são uns chatos, inventam sempre umas justificações estranhas para tudo!
- Um mm.



Bloggersapão