sexta-feira, 17 de novembro de 2017

5.5 DOS 0 AOS 100






- A Tesla apresentou um camião, chamado Semi,que carrega 36 toneladas e tem um arranque, sem carga, de 5.5 segundos dos 0 aos 100 Km/h e se for carregado consegue fazer uma subida de 5 º a uma velocidade de 104 Km/h.
- Mais ainda: carregado com as 36 toneladas faz 20 segundos dos 0 aos 100 Km/h, uma loucura.


- E esse camião elétrico tem alguma autonomia de jeito?



- Então não tem! Consegue cheio com as 36 toneladas,800 Km de autonomia partindo de bateria totalmente carregada e somente 30 minutos de carga dão-lhe mais 640 Km de autonomia.
- Se estivermos a falar do Semi descarregado as autonomias superam em muito estes valores, colocando os diesel como obsoletos.


- E os custos disso? Claro que fica mais caro que um diesel, além disso há dieseis com autonomias de 1200 Km com filtro de escape que nem se nota o cheiro do mesmo a 2 m de distância.


- A única vantagem que consegues nos dieseis é essa autonomia e o tempo de abastecimento, porque nos custos temos: 0.79 €/ Km, nos USA onde o gasóleo está a 0.56 €/litro e o diesel faz 0.94 €/Km, mas em Portugal onde o diesel está a cerca de 1.35 € o litro o custo já sobe para 2.26 €/Km embora a nossa eletricidade seja mais cara que nos USA o custo do Semi da Tesla não chega ao 1 €/Km.
- Temos assim o custo por quilómetro em Portugal ser 2.26 vezes mais caro no camião diesel do que no Tela elétrico.



- O diesel abastece mais rápido, mas se considerarmos que quando se vai abastecer as baterias do Semi fizermos simultaneamente uma refeição ou um snak, então esse tempo extra não se nota.


- Sim Tivo, mas as autonomias renovadas dos dieseis que podem ser de 1200 Km nunca se conseguem no Semi da Tesla: um diesel para percorrer 3600 Km teoricamente pode abastecer três vezes enquanto o Semi teoricamente tem de abastecer seis vezes.


- Sim Américo, essa limitação ainda existe, mas é largamente compensada pelos custos e pelas outras vantagens como a garantia no primeiro milhão de quilómetros.

Bloggersapão

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