sexta-feira, 8 de setembro de 2017

PINTAR A CASA






- Isto de pintar uma casa não é fácil, dá trabalho e chatice!






- Então pintar não se resume a homogeneizar a tinta, acrescentar-lhe um bocadinho de água se for necessário e dar a tinta com rolo, trincha ou à pistola?
- Que é que tem de mais?


- Isso não é só assim!
- Primeiro tens de preparar a parede: lava-la com água à pressão, depois deixar secar pelo menos um dia ou mais, depois tem de se remover as imperfeições, se for nova são os pedaços de cimento mais saídos e os grãos de areia pouco agarrados que têm de ser escovados, se for uma repintura tem de se evidenciar bem as fissuras e tapa-las com uma massa própria com propriedades flexíveis, depois tem de se lixar as paredes até o pano de parede ficar direito ou com a curvatura correta, conforme se trate de parede lisa ou curva. Depois de lixar deve-se limpar novamente o pó gerado usando uma segunda lavagem, escovagem ou lixagem, só depois é que se pinta.


- É pá, isso quase necessita de um curso superior, mas e a chatice? Onde entra a chatice nisso tudo?



- Para pintares uma casa, a menos que seja muito baixa tipo alentejano, necessitas de andaimes, pagas os andaimes e os tipos a montar os andaimes fazem sempre muito barulho, aquele barulho metálico, primeira chatice. Depois ao lavares à pressão a máquina e o embate do jato na parede fazem um barulho apreciável que leva os vizinhos mais tinhosos a queixarem-se e quem o faz tem de andar com auriculares o tempo todo.
- O escovar é outro pincel, torna-se outra fonte de barulho com uma frequência diferente da lavagem, podendo incomodar outras pessoas sensíveis aquela frequência de som,.
- O pintar que não faz barulho, se for usada uma tinta não aquosa pode emitir um cheiro que pode incomodar sempre alguém.


- Realmente eu não gosto nada do cheiro a tinta! É um horror de fedor!!



- E o barulho que fazem com a lavagem e a lixar ou lá o que é! Aquilo é mesmo irritante!



- Eu gosto do cheiro de certas tintas e também gosto de cores fortes e dos músculos dos pintores, há alguns que são autênticos pães.

Bloggersapão

Sem comentários:

Enviar um comentário