sábado, 5 de março de 2016

COISAS DE RELIGIÃO OU A RELIGIÃO DAS COISAS







- À pouco estava a ouvir rádio e dizia um russo que no século XIX na Rússia, os cristãos ortodoxos que se convertiam a cristãos católicos eram internados em Hospitais Psiquiátricos (auspícios).




- No caso dos judeus: na Rússia, só os deixavam viver em certas zonas e para viverem em Moscovo e noutras grandes cidades precisavam de ter certas profissões como por exemplo ser médicos.
- Talvez essas exigências tivessem contribuído para que os judeus se tivessem tornado a etnia  mais premiada com o Nobel, no mundo.




- Então e sabem que os islâmicos começaram a virar-se para Meca quando se desentenderam com os judeus ?!!
- Pois até aí viravam-se sempre para Jerusalém !



- Vocês têm de saber que a Rússia sempre teve católicos.
- Os católicos existem por todo o mundo, nuns sítios mais noutros menos, mas estão em todo o lado.




- Os islâmicos é que estão em todo o lado com a sua mensagem de paz.






- Nos transportes públicos ocidentais quando aparece alguém com caraterísticas islâmicas e uma mochila às costas, gera-se logo um sentimento de desconforto enorme nos passageiros: ainda não conseguem entender bem a mensagem de paz.




- O Islão, desde o início, teve muitas aderências devido às suas conquistas territoriais, só que segundo o que a história no transmite, era tolerante quanto às religiões dos povos conquistados, não se impunham como fazem agora em França e noutros países europeus.




- Mas voltando à Rússia: eles também têm budistas e até animistas na zona da Sibéria.
- Pelos vistos são bastante tolerantes agora e o comunismo do passado não foi assim tão mau: não lavaram a cabeça à população com um detergente muito bom, pois a população russa é quase toda crente em alguma coisa.




- A religiosidade é a parte da nossa mente menos objetiva, mais supersticiosa e mais passível de manipulação: é o calcanhar de Aquiles da economia, as Igrejas quase nunca pagam imposto algum.



- Sim, mas no caso da Grã Bretanha e do Japão tem um fator aglutinador: o líder religioso é também o líder político.
- Na Palestina antes do Império Romano também era assim e assim continua em algumas religiões animistas pelo mundo fora.





- Também acho que não tem muita lógica adotar religiões estranhas à cultura de cada um e ainda acho mais estranho a população mundial ter um índice de religiosidade tão elevado.
- Eu como ateu só me sinto verdadeiramente confortável a falar neste assunto na Europa e pouco mais.

Bloggersapão
 

Sem comentários:

Enviar um comentário