domingo, 31 de maio de 2015

ENDEUSAR A PÍLULA





- Há pessoas que se questionam sobre o porquê da nossa existência e a partir daí concluem logo que tem de haver um desígnio divino na nossa existência.
Acho que este tipo de raciocínio ainda enferma de um antropomorfismo herdeiro da mentalidade medieva.




- E não só ! Continuam o raciocínio para explicar que todo o universo e as suas leis seguem uma lógica maravilhosa única e que de outra maneira nada seria como é !
- Claro que se o sistema solar fosse diferente nós não existiríamos sequer: a questão é que tudo é o que consegue ser perante a realidade e dinâmica daquilo que existia antes.

 
- Mas há pessoas que têm necessidade de endeusar tudo: são precisamente aquelas que quando entram num beco sem saída acham que foi mais um desígnio de Deus, não pensam que os becos sem saída definem tudo, desde as estrelas até à nossa personalidade.




- Deus é brasileiro, há muitos a dizer isso devido à nossa fé intensa, no entanto o Deus Judeu começou por ser algo que aparecia lá em cima numa montanha israelita e há quem diga que isso poderia ter sido um fenómeno OVNI.
A partir daí surgiu mais tarde o Cristianismo e uns séculos mais tarde o Islamismo.




- Mais uns séculos e surgiram os direitos do cidadão na Europa e é ver a absorção esponjosa de todas essas crenças e muitas outras numa sociedade que tendia para a lógica científica e o consequente ateísmo.





- Claro que o capitalismo necessita de mão de obra disponível e barata e isso das religiões diferentes e os problema que trazem atrás é problema das pessoas e do Estado.
- Eu como acionista das minhas empresas quero é os meus lucros e mão de obra barata e disponível.

Bloggersapão

Sem comentários:

Enviar um comentário