terça-feira, 4 de outubro de 2011

BISPAR

No passado domingo, dia 2 de Outubro de 2011, em Bragança, celebrou-se a nomeação de Dom José Manuel Garcia Cordeiro como Bispo da Diocese de Bragança-Miranda.

Esta nomeação tinha sido feita pelo Papa Bento XVI a 18 de Julho deste mesmo ano: sendo este dia dedicado à memória do Beato Bartolomeu dos Mártires.
Este novo Bispo é o 44º da referida Diocese Católica, significando que esta se formou no século XVI: existindo até essa altura simplesmente a Diocese de Miranda, a partir daí e dada a importância do crescimento de Bragança à época, Miranda perdeu poder religioso tendo surgido a nova designação de Diocese Bragança-Miranda. Usou-se a designação Bragança-Miranda para conter os ódios que da parte da população de Miranda se passaram a manifestar, devido à perca de estatuto religioso.
Para se ter a noção dos efeitos desta alteração, é necessário estar ciente que na época, a religião teria a importância que o futebol terá agora: dominava a vida das pessoas, incluindo a dos governantes, sendo estes postos em causa se não seguissem as regras ditadas pela Santa Igreja da época.
Voltando à actualidade. o Bispo nomeado para a referida Diocese, tem 44 anos e nasceu em Angola, tendo vindo para Portugal continental no seguimento da descolonização, em 1975. O seu fácies é sorridente, fácil de memorizar e parece ser socialmente muito activo, pois no seu discurso propunha-se manter o contacto e o diálogo com as forças vivas da sociedade na região, desde os movimentos cívicos e políticos até às forças militarizadas. Tem um curriculum muito bom, ritmado no tempo e sempre em ascensão nas suas responsabilidades dentro da hierarquia religiosa.
CONCLUSÃO
A investidura de um Bispo pode ser considerada um acto de cultura para além da fé dos crentes, assim embora tivesse muita assistência, esta investidura de um Bispo em Bragança, penso que não competiu em multidão com um hipotético jogo de futebol em que se disputasse um título nacional.
Bloggersapão

Sem comentários:

Enviar um comentário