sexta-feira, 26 de maio de 2023

LEGISLAR O TABACO EM PORTUGAL





- Então o Ministro da Saúde apresentou legislação para podermos ter uma geração livre de tabagismo e as lojinhas que vendem tabaco vêm logo queixar-se porque vão perder negócio?




- Pois, esta gente só quer ganhar dinheiro, estão-se a borrifar se o seu negócio gera sofrimento ou morte a médio ou longo prazo, querem é dinheiro no bolso.


 
- Nos USA há já umas dezenas de anos, fumadores com cancro, principalmente do pulmão, da garganta e da laringe exigiram indemnizações às tabaqueiras e alguns desses consumidores em particular receberam centenas de milhões de dólares das ditas tabaqueiras.
- Mas também se pode pedir indemnizações ás lojas onde se compra o tabaco e se isso se começasse a implementar talvez esses comerciantes queixosos da falta de lucros por causa da vanda do tabaco se calassem.


 
- É isso mesmo!
- Mas vender tabaco em bombas de gasolina sempre foi um perigo, pois a seguir vão fumar lá para fora, mais perto dos enchimentos dos depósitos.
- Tem de se dizer repetidamente que o ato de fumar contribui para surgirem e evoluírem vários tipos de cancros, quebra a vitalidade humana e está-se a ocupar os lóbulos respiratórios dos pulmões com fumos em vez de ar com oxigénio, que é a função dos pulmões.
- Além disso , sempre que se fala nisto deve-se vincar que a inalação de fumo, independentemente da sua origem é um atentado à saúde, pois a função respiratória é a mais importante para manter a vida.



- Passada uma semana da apresentação desta lei anti tabágica apareceu uma indiciação contra o Ministro da Saúde: até pode ser verdade mas só surgiu para fragilizar a aplicação desta lei e já deu resultado, a lei já está a andar para trás na venda nas bombas de gasolina.

Bloggersapão

Sem comentários:

Enviar um comentário