quinta-feira, 14 de março de 2019

O HIDROCARBONETO BIÓTICO E NÃO ABIÓTICO





- Dizem que o petróleo tem origem em plantas e animais que se decompuseram há milhões de anos e que ficaram naquelas jazidas na forma liquefeita e na forma gasosa, chamando-se crude ao líquido e gás natural ao gás que se tira de lá.




- É isso mesmo, as jazidas de petróleo geralmente estão em zonas que já foram florestas ou zonas marinhas nas plataformas oceânicas onde já abundou muita fauna.




- Óoo Américo, então como explicas que se ande a explorar petróleo no mar a profundidades de água acima dos 1500 metros que já não são as plataformas continentais com 200 metros de profundidade máxima?
- Como explicas vários poços que já davam pouco rendimento e começaram a aumentar a sua pressão e produção?
- Como explicas poços em terra, onshore, com mais de 5000 metros de profundidade a darem bom petróleo?



- Essa conversa do petróleo que não tem nada a haver com os animais e plantas em decomposição é do pessoal que quer ver os combustíveis mais baratos: atiram essa conversa a ver se os mercados com vergonha baixam o preço.



- Ao contrário Násio, a conversa do pico de produção e do fim do petróleo serve para alimentar os elevados preços dos combustíveis, pois já nadam com essa conversa desde os anos 20 do século passado e ainda temos muito petróleo
apesar do consumo exorbitante que continuamos a ter.





- Quem anda com a conversa do petróleo inesgotável está a tentar boicotar as energias limpas, pois se não se esgotar levará mais facilmente à eternização do seu uso, o pessoal do pico de produção e do recurso esgotável está a ajudar o progresso das energias limpas: pois são dois fatores importantíssimos na evolução da limpeza energética, é o aumento do CO2 e o esgotamento do recurso energético.
Agora olhem para a imagem, parece que é uma petroquímica a poluir à grande, mas não é!
- Aqueles fumos cinzentos não são fumos são vapores a sair de torres de refrigeração de água quente para a arrefecer, mas os jornalistas, que são tão espertos, passam aquelas imagens como fumos de queimas para a opinião pública se indignar contra aquelas indústrias.




- Paiságio, tu agora estiveste bem.



Bloggersapão

Sem comentários:

Enviar um comentário