terça-feira, 26 de março de 2019

AS CHEIAS EM MOÇAMBIQUE





- Estas cheias de Moçambique foram intensas, ficou muita gente sem casa nem condições para viver e não se está a ver apoios do Governo.





- Não se percebe como é que deixam passar tanto tempo e não fizeram nada que se visse, parece não haver muita vontade em ajudar ou então é falta de organização.



- Será que tem a haver com tribalismos?



Passados dias.



- Afinal já chegou ajuda!





- Pois é já começou a ajuda.
- Estiveram a organizar-se pelos vistos.
- Têm estado a receber os donativos da ajuda internacional, alguns já estão a conseguir desviar produtos para proveito próprio e em paralelo lá consegue chegar alguma ajuda a quem precisa.



- Em Pedrogão com a ajuda aos incêndios foi a mesma coisa, mas aí até deixaram estragar os bens que se deram em vez de os distribuir ou ficar com eles.





- Em Angola a comunidade internacional ajudou durante dezenas de anos, os ligados ao poder enriqueceram desalmadamente, as massas continuaram pobres e agora o país está com ajuda bancária internacional do FMI.



- Na realidade o pessoal em Moça




Bloggersapao

quinta-feira, 14 de março de 2019

O HIDROCARBONETO BIÓTICO E NÃO ABIÓTICO





- Dizem que o petróleo tem origem em plantas e animais que se decompuseram há milhões de anos e que ficaram naquelas jazidas na forma liquefeita e na forma gasosa, chamando-se crude ao líquido e gás natural ao gás que se tira de lá.




- É isso mesmo, as jazidas de petróleo geralmente estão em zonas que já foram florestas ou zonas marinhas nas plataformas oceânicas onde já abundou muita fauna.




- Óoo Américo, então como explicas que se ande a explorar petróleo no mar a profundidades de água acima dos 1500 metros que já não são as plataformas continentais com 200 metros de profundidade máxima?
- Como explicas vários poços que já davam pouco rendimento e começaram a aumentar a sua pressão e produção?
- Como explicas poços em terra, onshore, com mais de 5000 metros de profundidade a darem bom petróleo?



- Essa conversa do petróleo que não tem nada a haver com os animais e plantas em decomposição é do pessoal que quer ver os combustíveis mais baratos: atiram essa conversa a ver se os mercados com vergonha baixam o preço.



- Ao contrário Násio, a conversa do pico de produção e do fim do petróleo serve para alimentar os elevados preços dos combustíveis, pois já nadam com essa conversa desde os anos 20 do século passado e ainda temos muito petróleo
apesar do consumo exorbitante que continuamos a ter.





- Quem anda com a conversa do petróleo inesgotável está a tentar boicotar as energias limpas, pois se não se esgotar levará mais facilmente à eternização do seu uso, o pessoal do pico de produção e do recurso esgotável está a ajudar o progresso das energias limpas: pois são dois fatores importantíssimos na evolução da limpeza energética, é o aumento do CO2 e o esgotamento do recurso energético.
Agora olhem para a imagem, parece que é uma petroquímica a poluir à grande, mas não é!
- Aqueles fumos cinzentos não são fumos são vapores a sair de torres de refrigeração de água quente para a arrefecer, mas os jornalistas, que são tão espertos, passam aquelas imagens como fumos de queimas para a opinião pública se indignar contra aquelas indústrias.




- Paiságio, tu agora estiveste bem.



Bloggersapão

quarta-feira, 13 de março de 2019

MAIS PETRÓLEO NO MAR DE ANGOLA





- Estou aqui a ler que:
- "A petrolífera italiana Eni anunciou hoje uma "grande descoberta" de petróleo ao largo da costa de Angola, no âmbito do projeto Agogo, e que poderá ter reservas entre 450 a 650 milhões de barris de crude."



- Esse poço de petróleo está com azar, vai mesmo ser extraído, se estivesse em Portugal tinha sorte, pois os portugueses não iam deixar tirá-lo da jazida.
- Nós os portugueses não somos muito ambiciosos somos mais naturistas.



- Uma das empresas é a mesma do consórcio que tentou explorar crude ao largo de Aljezur.
- Reparem que esse poço em Angola também é no mar, a 120 Km da costa.
- Em Portugal o pessoal parece respeitar mais a natureza, mas em Angola o dinheiro manda mesmo mais.



- Os angolanos no contexto atual da energia ainda não são esquisitos, estão a saber enriquecer.

Bloggersapão

terça-feira, 12 de março de 2019

AS MUDANÇAS DO MUNDO
















- As nações do mundo estão cada vez mais a criar inovações em grande, parece que a economia mundial está em altas mas os índices dizem o contrário, não percebo.




- Pois é: é muros de milhares de quilómetros de comprimento, é pequenos submarinos com armas letais, é rovers lunares, realmente as nações estão em grande, dá a impressão que há dinheiro à vontade!




- A muralha da China, parece que tem uns 4500 Km, é venerada por todos como uma grande obra histórica que na realidade serviu para tentar conter os vizinhos mongóis, o Trump quer fazer um murinho com uma estrutura muito menor e só vai acrescentar uns dois mil e tal quilómetros às centenas já construídas para perfazer os 3000 Km de fronteira e todos contestam.




- Olha, em contrapartida acerca do submarino iraniano todos se calaram e os iranianos ainda aplaudiram.



- Não comparem o Rover da Toy ota com essas megaloconstruções.
- O Rover é engraçado e descentraliza a economia espacial do Japão.
- A JAXA (Agência Japonesa Exploração Aeroespacial), não necessita de fazer um investimento naquilo em que não é especialista e a indústria agradece.


Bloggersapão

ROVER TOY OTA PARA JAXA




- Beem, a Toyota fez um carro rover que dar´para andar na lua a luz solar não gastando combustível fóssil.



- Pois é também vi essa notícia, mas não está muito bem escrita, diz que o carro tem 6 metros de comprimento e 5.2 m de largura e depois fala em 13 m2 de área e só para dois ocupantes.
- 6 x 5.2 dá 31.2 m2 e não 13.



- Isso não sei, mas que o rover é estiloso é.
- Tem três eixos, seis rodas e a carroçaria fica toda acima dos eixos o que lhe dá características realmente de todo o terreno.



- Mas se fores a uma oficina perto de Grândola, ali no Isaías, eles lá fazem-te alterações em carros todo o terreno que os tornam ainda mais todo o terreno que este rover da Toyota.


- Mas se calhar não são engraçados como este.





- Mas alguns também são Toyotas!




- Pronto ganhaste.



Bloggersapao