domingo, 31 de maio de 2015

ENDEUSAR A PÍLULA





- Há pessoas que se questionam sobre o porquê da nossa existência e a partir daí concluem logo que tem de haver um desígnio divino na nossa existência.
Acho que este tipo de raciocínio ainda enferma de um antropomorfismo herdeiro da mentalidade medieva.




- E não só ! Continuam o raciocínio para explicar que todo o universo e as suas leis seguem uma lógica maravilhosa única e que de outra maneira nada seria como é !
- Claro que se o sistema solar fosse diferente nós não existiríamos sequer: a questão é que tudo é o que consegue ser perante a realidade e dinâmica daquilo que existia antes.

 
- Mas há pessoas que têm necessidade de endeusar tudo: são precisamente aquelas que quando entram num beco sem saída acham que foi mais um desígnio de Deus, não pensam que os becos sem saída definem tudo, desde as estrelas até à nossa personalidade.




- Deus é brasileiro, há muitos a dizer isso devido à nossa fé intensa, no entanto o Deus Judeu começou por ser algo que aparecia lá em cima numa montanha israelita e há quem diga que isso poderia ter sido um fenómeno OVNI.
A partir daí surgiu mais tarde o Cristianismo e uns séculos mais tarde o Islamismo.




- Mais uns séculos e surgiram os direitos do cidadão na Europa e é ver a absorção esponjosa de todas essas crenças e muitas outras numa sociedade que tendia para a lógica científica e o consequente ateísmo.





- Claro que o capitalismo necessita de mão de obra disponível e barata e isso das religiões diferentes e os problema que trazem atrás é problema das pessoas e do Estado.
- Eu como acionista das minhas empresas quero é os meus lucros e mão de obra barata e disponível.

Bloggersapão

segunda-feira, 25 de maio de 2015

NOVO BLOGUE "PENSACM" E A EVOLUÇÃO PARALELA DO "BLOGGERSAPÃO"


 
 
 
A 7 de outubro de 2011 escrevi que:
Este novo blogue "pensacm.blogspot.com", vem no seguimento do "bloggersapao.blogspot.com" também com o título "Pensa bem".
 Pretendi criar um endereço mais simples e menos artificial, logo mais próximo da minha identificação oficial.
 Os conteúdos serão idênticos e passará a ser este o blogue a actualizar frequentemente: a actualização nem sempre será diária, mas haverá dias em que surgirão mais que um pensamento escrito.
 Os temas como tem vindo a acontecer neste blogue são variados no conteúdo e na forma da escrita: poderão ser cómicos, com lógica artística, didácticos ou com conteúdo muito sério: mas o tom informal será predominante.
 Eu acho que um tema sério não deixa de o ser pelo facto de ter humor incorporado: sendo a abordagem suavemente cómica, a que eu prefiro.
 Pretendo com os meus pensamentos escritos despertar consciências, inclusivamente para projectos de vida.
 Pretendo acabar com a ideia de que o mundo começou com o nascimento de cada um, pois conheço gente de mais a pensar assim. Pretendo ainda por em causa os esterótipos ditados pelos mass média, cujos conceitos são apropriados pelas actuais massas sociais, não sendo digeridos convenientemente: ficando assim a manipulação facílima para quem a pratica por este meio de comunicação.
 Assim a partir de hoje este blogue poderá ter actualizações, mas serão esporádicas.

 Bloggersapao

Na realidade, hoje a 25 de maio de 2015 o Bloggersapão continua a ser um blogue com tantas ou mais atualizações que o Pensacm, pois constatei que apesar de me ter desligado dele durante meses, o Bloggersapão continuava a ter muito mais visitas que o novo Pensacm, assim tive de voltar ao vigor do primeiro blogue.
Na realidade embora Pensacm seja um nome mais curto, logo mais fácil de memorizar, mais fácil de digitalizar, na realidade o público em geral continuou a preferir o Bloggersapão.
Entretanto para não ter dois blogues com uma filosofia semelhante, em janeiro de 2014 tornei o Bloggersapão num espaço que expressa ideias diferentes num mesmo debate na forma de personagens desenhadas por mim, foi uma forma encontrada para poder mostrar a diversidade de pontos de vista evitando que os leitores fugissem perante um ponto de vista singular de que não gostam, também diminuí a carga sarcástica, embora tivesse mantido um certo nível de libido que se perpetua desde o início.
Entretanto direcionei o Pensacm para manifestar pensamentos mais sérios e com cariz mais político, social e familiar.

Bloggersapão

#novo blogue#
#evolução paralela#