quinta-feira, 13 de novembro de 2014

MURO DE BERLIM DO HONECKER
















- Felícia sabes a história do muro de Berlim ?



- Sim Belinda, sei que a 13 de Agosto de 1961 de madrugada o exército da RDA (República Democrática da Alemanha), convocou milhares dos seus efetivos de madrugada e sem aviso prévio para abrir um vala comprida e aplicar postes, rede e arame farpado de modo a evitar a fuga de alemães da chamada Alemanha Democrata  para a Alemanha Ocidental.




-  Ou será que era para evitar que os alemães ocidentais, pró americanos, entrassem na RDA em módulo de espionagem ?



- Belinda, o meu pai pertenceu à CIA e diz que na realidade os cérebros de Berlim leste socialista e grande parte da população que andava insatisfeita estavam a passar-se para Berlim ocidental em grandes quantidades e esse facto era realmente relevante, a espionagem ocidental não teria um impacto tão notável que justificasse o enorme custo que o muro teve.



 - O Américo tem razão, pois a espionagem atravessa qualquer barreira física, estando mais dependente da colaboração das pessoas.



- A ideia do muro a separar Berlim ocidental de Berlim oriental e do resto da Alemanha de leste, foi de Erich Honecker que expôs várias vezes esta ideia aos líderes soviéticos, antes mesmo de ser o líder da RDA, quando estes lhe deram permissão tudo foi planeado com o pormenor e eficácia alemã, num segredo extremo até que no dia 13 de Agosto de 1961 de madrugada os executores, do exército, foram acordados a partir das 3 h da manhã pelos colegas de patente de modo que ás 6 h já se via muro a obstruir certas zonas, tendo provocado regressos a casa fora de horas a alguns notívagos que moravam no lado ocidental e se tinham divertido nessa noite no lado oriental.



- Não teve piada nenhuma Gestário, pois dezenas de milhar de famílias ficaram separadas a partir dessa madrugada, com pais e irmãos dos dois lados do muro !




- Foi essencialmente por isso que o muro teve de ser planeado em segredo, pois se não o fosse, a purga de população oriental para o lado ocidental teria deixado Berlim oriental com pouca gente, o que seria uma má imagem para o mundo do socialismo mais confortável vigente na época.



- E vocês estão-se a esquecer de que em Berlim ocidental punham lá tudo do melhor que conseguiam para assediar o consumismo do lado oriental, era por isso que passavam muitos para o lado ocidental.
- Além disso, Berlim estava no meio da RDA, só se conseguia chegar ou partir de Berlim ocidental para o mundo ocidental por avião ou outro transporte terrestre que passasse por terrenos da RDA: isso não tinha lógica nenhuma, era provocação política e equivalente aos atuais colonatos israelitas nos territórios palestinianos.
                      

- O que não teve lógica foi dividir a Alemanha em territórios com influências de diferentes países !



- Belinda, a Alemanha provocou muito medo aos países envolvidos na II Guerra Mundial, pois provocou outra guerra mundial apenas 21 anos depois de ter acabado a primeira como derrotada, tendo-se armado e organizado daquela maneira em segredo: isso foi assustador ! Teve de ser dividida para que o seu poder ficasse equilibrado com os outros países europeus.

- Não se esqueçam que o Nacional Socialismo só permitiu o desenvolvimento do capitalismo na Alemanha Nazi daquela forma por conveniência do expansionismo, o Hitler que não acumulou riqueza, depois de dominar o mundo poderia tratar do capitalismo, socializando-o de uma forma estranha, diferente do Stalin, logo a população que foi sujeita àquelas ideias corria o risco de socializar toda a Alemanha, o que era mau para o capitalismo americano, inglês e francês: teve de haver uma propaganda capitalista convincente para a Europa não se passar para o bloco Soviético socialista, o que resultou.



- Acionário, tu não queres ver mesmo a importância do socialismo !
- Agora com o socialismo de rastos vê lá as condições que as pessoas têm para ganhar a vida nestes regimes capitalistas de mercado!?

Bloggersapão

Sem comentários:

Enviar um comentário