sexta-feira, 9 de junho de 2017

CORTAR COM O CATAR




- Afinal o Catar foi ostracizado pela Arábia Saudita, pelo Egito e pelo Barhein por andar a subsidiar o ISIS, a Alqaeda e outros grupos terroristas sunitas?!
- Esta conversa cheira-me a conversa de Trump e vem passado pouco tempo da sua visita à Arábia Saudita, que foi o país que tomou esta iniciativa.


- Mas o Catar não é dos maiores produtores de gás natural e petróleo do mundo?
- Os USA não são já o maior produtor de gás natural e petróleo do mundo?
- Essa decisão vai repercutir-se nos preços do petróleo e do gás natural!


- Claro!
- O Trump deve ter relacionado preços do crude e gás natural com a ascensão do extremismo islâmico no mundo mais os custos militares da sua contenção e deu a facada nos financiamentos do extremismo que tem tido êxito, pois sem financiamento não há êxito.




- Pois... Mas quem vai pagar esse encaixe vamos ser nós na bomba de gasolina e na botija de gás! O preço dos combustíveis líquidos já subiu!



- Vocês têm andado a enriquecer à conta das fontes de energia fóssil... Têm de pagar a fatura e mais nada...





- Mas as petrolíferas dos países ocidentais que têm fontes de matéria prima própria vão bater palmas, pois a exploração vai dar dinheiro.



- O que quer dizer a exploração das petrolíferas?
- Eles não vão ter de pagar mais pelo crude?




- As petrolíferas têm o negócio dividido em três sectores principais: a exploração, a refinação e o retalho e por vezes um dos sectores dá menos ou mesmo prejuízo enquanto os outros sectores compensam, mas se uma petrolífera não tiver exploração própria, tem de comprar todo o crude ou gás natural de que necessitar e nesse caso já não vai ter este lucro do aumento do preço do crude e do gás natural.



- Desta vez parece que as baixas reservas não vão deixar os preços subir muito.
- Para além disso há países europeus a apostar forte em carros elétricos, os chineses a apostar forte em energias alternativas e daí o negócio do crude poder até baixar os preços para os $40/barril.



- Essa dos barris de petróleo nunca entendi: então o crude não vem dentro de navios com o casco dividido em tanques? Onde estão os barris?



- É isso, mas o barril vem dos primeiros tempos da indústria em que o crude se comercializava nos USA aos barris, tal como o vinho, mas como o negócio cresceu muito rápidamente neste país que controlava 90 % da produção mundial na altura, não se chegou a nenhum acordo para mudar a medida e ficou assim.
- Agora cada país usa as suas medidas, mas como o negócio mundial do crude é dominado pelos USA, os mercados continuam a formar o preço por barril que tem 152 litros.

Bloggersapão