sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

CORRER E ANDAR

Andar é que é natural, correr é um esforço para o qual o corpo não está totalmente dotado: dizem por aí.
O stress actual é como a masturbação: pensa que é algo muito empolgante e o corpo fica ali quietinho com as hormonas a pular.
Correr cansa como tudo e nem todos aguentam, no entanto outros são agarrados à corrida.
Então como é?
A gestão do stress está pensada no animal homem, tal como noutros, para provocar impulsos físicos fortes: para que o excesso de hormonas agressivas e de alerta sejam rapidamente consumidas e nos aquietemos de seguida, como a maioria de nós não reage dessa maneira por educação e raciocínio a longo prazo, então ficamos mais tempo com o corpinho cheio de substâncias que só devem permanecer o tempo suficiente para nos dar superpoderes e serem queimadas nisso. É este comedimento que nos frustra repetidamente na nossa actividade social que nos leva a stressar.
O pessoal que costuma fazer corridas de fundo ou esforço físico intenso: várias vezes por semana e regularmente, conseguem normalmente um melhor controlo da frustração imediata, pois têm a concentração das hormonas que disparam com a frustração/medo mais reguladas.
Aqueles que não costumam queimar estas impetuosas moléculas biológicas, são sempre mais impulsivos e ansiosos.
CONCLUSÃO
Liberta-te das paranoias: se vives num ambiente de stress é melhor correres do simplesmente andares, vais ver que o coração deixa de andar sempre acelerado.
PensaCM